Triumph Speed Twin 900 une estilo clássico à tecnologia moderna
Equipada com motor de dois cilindros, à moda inglesa, modelo 2025 chega ao Brasil com controles eletrônicos mais seguros e preço de R$ 56.990
A Triumph Speed Twin 900 tem a proposta de resgatar a essência das motos bicilíndricas inglesas das décadas de 1950 e 60, mas com o desempenho e a segurança de um modelo atual. Renovada para 2025, recebeu atualizações em seu design, melhorias em seu chassi e controles eletrônicos de última geração. Modelo de entrada da linha de motocicletas clássicas da marca inglesa, a Speed Twin 900 chega ao Brasil ainda no primeiro semestre com preço sugerido de R$ 56.990, cerca de R$ 1,5 mil a mais do que a geração atual.
Seu motor de dois cilindros, arrefecido a líquido, e 900 cm³ recebeu ajustes para atender às novas regras de emissão de poluentes da Europa, Euro 5+. Manteve os 65 cv de potência máxima a 7.500 rpm, mas se destaca mesmo pelos 8,1 m.kgf de torque máximo já a 3.800 rpm.
Na prática, isso se traduz em motor “sempre cheio”, pronto a responder ao acelerador. O câmbio de cinco velocidades tem a primeira mais curta e as outras marchas mais longas para aproveitar o torque do bicilíndrico inglês, que consome 22 km/litro.
Embora não tenha sofrido alterações mecânicas, o motor ganhou mais tecnologia. Além dos dois modos de pilotagem (Rain e Road), já existentes, o sistema de freios ABS e o controle de tração são otimizados para curvas. Com a ajuda de um sensor de medição inercial, os auxílios eletrônicos agora levam em conta a inclinação da moto. Com isso, sua atuação torna-se mais precisa e a pilotagem, mais segura.
“A Speed Twin 900 atrai muitos jovens e mulheres. Com as novas tecnologias, quisemos dar mais confiança na pilotagem para os consumidores”, justifica o engenheiro chefe da Triumph, Stuart Wood.
Esportividade
Visualmente, a Speed Twin 900 manteve a silhueta clássica, com farol redondo, agora de LED, tanque arredondado e banco reto, mas ganhou um toque de esportividade. O tanque tem novo formato, com as reentrâncias para os joelhos mais evidentes, e uma tampa mais elegante. Os pára-lamas mais curtos e as duas ponteiras de escape na cor preta, ao invés do aço escovado, também fazem parte das mudanças visuais.
Mas foi mesmo no chassi que o toque de esportividade saiu da teoria para a prática. O garfo telescópico dianteiro agora é invertido e os dois amortecedores traseiro ganharam reservatórios de gás, mas com ajuste apenas na pré-carga da mola. As rodas, com novo desenho, ficaram mais leves e as medidas da moto deixaram a pilotagem mais ágil e divertida.
A melhoria em relação ao modelo anterior se fez sentir ainda mais nas inúmeras curvas do sul da Espanha, na região de Málaga, local escolhido para o lançamento mundial da Speed Twin. Apesar de não ter perdido peso (216 kg), a sensação é de que a clássica inglesa ficou mais leve, tamanha a agilidade nas entradas de curvas e mudanças de direção.
A serra sinuosa também permitiu avaliar os freios. A disco em ambas as rodas, agora tem pinça de fixação radial, na dianteira. Com uma resposta apropriada ao desempenho da Speed Twin, transmitem segurança no acelera e freia das curvas.
Companheira com estilo
Embora não seja a mais rápida das motos da Triumph e nem a mais indicada para uma longa viagem, a Speed Twin 900 não deixa de ser uma das mais bem resolvidas da marca.
Pode ser uma boa opção para quem procura uma companheira para o dia-a-dia e um passeio curto no final de semana. Isso tudo com o estilo das clássicas inglesas e a segurança e confiabilidade das motos atuais.
Ficha Técnica – Triumph Speed Twin 900 2025
Motor: 2 cilindros paralelos, 900 cm³
Câmbio: Cinco marchas
Transmissão final: por corrente
Potência: 65 cv a 7.500 rpm
Torque: 8,1 m.kgf a 3.800 rpm
Peso em ordem de marcha: 216 kg
Preço: R$ 56.990
* Viagem a convite da Triumph Motorcycles
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários