A Triumph, finalmente, apresentou a versão final da TF 250-X. A fabricante inglesa também revelou as especificações técnicas de sua nova moto de cross de 250cc. O novo modelo irá disputar campeonatos importantes de motocross, mas também será vendido em concessionárias da Triumph pelo mundo, inclusive no Brasil.
Desenvolvida inteiramente pela Triumph, em colaboração com os pilotos Ricky Carmichael e Ivan Cervantes, a TF 250-X tem uma excelente relação peso/potência, segundo a fabricante. Contudo, como é de praxe nos modelos de motocross, a marca não revelou a potência máxima do novo motor de 250 cc.
O motor de um cilindro e quatro tempos tem 249,95 cm³ de capacidade e conta com duplo comando no cabeçote (DOHC). Com pistão de alumínio forjado e válvulas de titânio, o monocilíndrico promete alto desempenho, focado nas corridas de motocross. O câmbio tem cinco marchas.
Visualmente, a nova Triumph de 250cc tem um desenho compacto e leve, reforçado pelo chassi berço duplo em alumínio. Com tanque e carenagens na cor preta, a TF 250-X se destaca também pelos grafismos em amarelo fluorescente – cores usadas pela Triumph em suas motos de competição.
A TF 250-X usa componentes premium, como a suspensão KYB, com garfos invertidos, na dianteira, e um amortecedor traseiro com um reservatório de gás em separado. Os freios Brembo têm discos Galfer, de 260 mm, na frente, e 220 mm, atrás, com pinças flutuantes. As rodas em alumínio calçam pneus Pirelli Scorpion MX32, enquanto o guidão Pro-Taper ACF completa a configuração.
A TF 250-X chega às lojas no outono de 2024. A Triumph de 250 cc vai custar a partir de 11,195€ (cerca de R$ 60 mil) na Europa. A marca inglesa também lançará um modelo de 450 cc, que se chamará TF 450-X. Além disso, o quadro e o motor também vão servir de base para uma linha de motos de Enduro da Triumph que serão lançadas em 2024.
Apesar de não ter confirmado oficialmente, tudo indica que as novas motos off-road da Triumph também virão ao Brasil. Afinal, o segmento off-road é grande no Brasil e já conta com a presença de marcas tradicionais, como a Honda, Yamaha, KTM e Husqvarna.
MOTOR & TRANSMISSÃO
Tipo DOHC monocilíndrico de 4 tempos
Cilindrada 249,95 cc
Curso 78 milímetros
Diâmetro 52,3 milímetros
Compressão 14.4
Sistema de injecção Dell’Orto EFI
Escape Silenciador único
Transmissão secundária 13/48
Embreagem Multidisco em banho de óleo com Mola Belleville
Caixa de velocidades 5 Velocidades
CHASSIS
Quadro Coluna de alumínio
Braço oscilante Em alumínio
Roda dianteira 21″ x 1,6″
Roda traseira 19″ x 1,85″
Pneu dianteiro 80/100 – 21
Pneu traseiro 100/90 – 19
Suspensão dianteira Garfo telescópico invertido KYB de 48 mm, ajuste de compressão/retorno, curso de 310 mm
Suspensão traseira Monoamortecedor KYB, ajuste de compressão (velocidade H e L), ajuste de retorno, curso de 305 mm
Freio dianteiro Brembo Twin 24mm Pistão, disco de 260mm
Freio traseiro Brembo Pistão único de 26mm, disco de 220mm
DIMENSÕES & PESOS
Largura do guidão 836 milímetros
Altura 1270 milímetros
Altura do assento 960 milímetros
Distância entre eixos 1492 milímetros
Cáster27.4º
Trail 116 milímetros
Capacidade do tanque 7 litros