Para brigar no segmento aventureiro, um dos mais disputados e bem-sucedidos atualmente no mercado de motocicletas, a Triumph renovou completamente a Tiger 1200. A bigtrail de 1.200 cc perdeu peso, ganhou um novo chassi e suspensões, além de um motor mais potente e muita tecnologia embarcada, mas sem perder sua essência, ou seja, propulsor tricilíndrico e transmissão final por eixo-cardã.
A nova Tiger 1200 ganhou um inédito motor de três cilindros, 1.160 cm³ de capacidade, que produz 150 cv de potência a 9,500 rpm e oferece 13,2 m.kgf de torque a 7.000 giros. Seu chassi também ficou mais esguio, o que resultou em uma redução de peso de até 25 kg. O modelo ainda ganhou roda de 21 polegadas na dianteira, fazendo jus à classificação bigtrail. Além de mais potente e leve, a versão Rally Explorer, topo de gama, ainda traz controles eletrônicos de última geração, inclusive, um radar traseiro com detecção de ponto cego. Diferenciais que deram a ela o título de Moto do MotoMotor 2023.
Topo de linha, a versão Rally Explorer tem todos os equipamentos e opcionais disponíveis para a bigtrail e ainda traz protetores de motor e de carenagem. Outro diferencial é seu tanque de 30 litros, que oferece mais autonomia. Afinal, a possibilidade de percorrer mais de 300 quilômetros sem a necessidade de parar para abastecer é uma qualidade importante em um segmento de motos feitas para longas viagens por qualquer caminho. Seu preço, contudo, é o mais alto da linha Tiger 1200: R$ 118.990.
Além do detector de ponto cego, item comum em SUVs de luxo, a Tiger 1200 Rally Explorer oferece seis modos de pilotagem, que alteram completamente o comportamento da moto. Desde a resposta do acelerador até o nível de atuação do controle de tração e dos freios ABS, tudo pode ser personalizado ao gosto do motociclista.
Outro item, encontrado, geralmente, em automóveis mais sofisticados, é o assistente de partida em ladeiras (Hill Hold Control), que ajuda a arrancar com a moto em terrenos íngremes. Não podemos esquecer dos aquecedores de manopla e assento, para quem vai se aventurar por locais mais frios.
Val destacar ainda o grande painel de TFT, mesma tecnologia aplicada em smartphones. É possível personalizar as informações que aparecem na tela colorida de 7’’. Como não poderia faltar, existe conectividade Bluetooth com o smartphone, por meio do aplicativo “My Triumph”.
Triumph Tiger 1200 Rally Explorer
Motor: 3 cilindros, 1.160 cm³
Câmbio: 6 marchas
Potência: 150 cv a 9.500 rpm
Torque: 13,2 kgf.m a 7.000 rpm
Peso em ordem de marcha: 261 kg
Preço: R$ 118.990