HB20S, Onix Plus, Cronos, City e Versa: vote agora no melhor sedã do JC
Prêmio Mobilidade Estadão 2023 convoca leitores do Jornal do Carro para uma votação popular que vai eleger o melhor sedã compacto do Brasil
2 minutos, 13 segundos de leitura
28/10/2022
Por: Redação
O mercado de sedãs perdeu espaço com a profusão de SUVs no mercado. Entretanto, em 2022, a categoria voltou a se destacar, sobretudo por combinar preços mais acessíveis com porta-malas “tamanho família”. É por isso que várias marcas renovaram esses modelos. E cinco deles são finalistas do Prêmio Mobilidade Estadão 2023, que está com votação aberta. O público pode escolher o “melhor sedã compacto” do Jornal do Carro neste link.
Um ano de muitas novidades
Ainda no fim de 2021, a Honda iniciou a pré-venda do novo City sedã. Mas foi a partir de janeiro deste ano que a nova geração começou a aparecer nas ruas. Com plataforma nova e maior, o modelo cresceu para ocupar o lugar da antiga geração do Civic, que saiu de linha em dezembro. Assim, também subiu de nível nos conteúdos e nos preços, e está longe de brigar pela liderança da categoria. Mas já soma mais de 18,5 mil unidades até setembro.
O primeiro lugar pertence ao Chevrolet Onix Plus desde 2020. O sedã trocou de geração em 2019 e, desde então, é líder absoluto. Em 2022, mesmo diante da falta de chips, que interrompeu a sua produção em vários meses, o modelo feito em Gravataí (SP) soma 58,1 mil emplacamentos até setembro. Ou seja, quase o dobro do Fiat Cronos, outro finalista do Prêmio Mobilidade Estadão 2023, que é o segundo colocado com 26,7 mil no mesmo período.
Categoria sedã compacto subiu de nível
Tanto Onix Plus quanto Cronos ganharam pequenas atualizações de linha neste ano, assim como o Nissan Versa, que também concorre ao posto de melhor sedã compacto. Ele vem do México e é um dos modelos com visual mais marcante. Entre os trunfos, ele continua a ser um dos modelos com maior espaço na cabine para os passageiros. Esta finalíssima tem ainda o novo Hyundai HB20S. O sedã foi renovado em agosto e subiu de nível.
A reestilização alterou bastante o visual do HB20S, sobretudo na traseira, que ganhou lanternas de LEDs que se iluminam de ponta a ponta. Assim, faz lembrar a nova geração do sedã médio Elantra. Além disso, a versão sedã do novo HB20 agora tem seis airbags e recursos semiautônomos avançados de assistência à condução. São itens disponíveis apenas no novo City. Qual destes cinco modelos será o escolhido? Acesse agora mesmo e dê o seu voto!
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários