Voltar
Meios de transporte

Yamaha MT-09 2021 tem visual novo e motor maior

Moto naked também ficou mais leve e ganhou sistemas eletrônicos mais modernos; vendas, na Europa, começam a partir de março do ano que vem

Arthur Caldeira

28/10/2020 - 3 minutos, 53 segundos


Yamaha MT-09 foi totalmente renovada para 2021. Fotos: Divulgação/Yamaha

Leia mais:
Yamaha terá estande virtual na CCXP 2020 com motos dos heróis Marvel
Yamaha apresenta motos inspiradas nos heróis Marvel

A Yamaha apresentou a nova geração da MT-09 na Europa nesta semana. A moto naked foi completamente renovada. A Yamaha MT-09 2021 ganhou visual novo, sistemas de assistência à pilotagem mais modernos, além de um motor de maior capacidade e mais potente. O modelo chega às lojas europeias somente a partir de março do próximo ano em três opções de cores.

No design, a Yamaha adotou um conjunto óptico inédito e controverso. Com apenas um canhão de LED central e dois filetes de iluminação diurna, o farol da MT-09 2021 lembra os conjuntos usados por customizadores de moto. Tanto que já causa polêmica nas redes sociais, sendo elogiado por uns e criticado por muitos.

farol-yamaha-mt09-2021
Conjunto óptico da MT-09 2021 já causa polêmica nas redes

Motor novo tem 889 cm³ e 120 cv

O motor de três cilindros foi totalmente redesenhado, para oferecer mais torque e potência, mas também para atender às novas normas de emissão de poluentes Euro 5, que entram em vigor no ano que vem. Segundo a Yamaha, todo componente interno do motor, dos pistões ao virabrequim.

O tricilíndrico agora tem 889 cm³ de capacidade, contra os 847 cm³ da geração anterior. Apesar do aumento da “cilindrada”, o motor ficou 1,7 kg mais leve. Também produz mais potência máxima: 120 cv a 10.000 rpm. O torque também passou de 8,9 kgf.m para 9,4 kgf.m a 7.000 rpm – 1.500 giros mais cedo do que na antiga MT-09. Com isso, a nova naked deve ser ainda mais divertida de pilotar.

Motor de três cilindros agora tem 889 cm³ de capacidade e produz 120 cv de potência máxima

O câmbio de seis velocidades manteve embreagem deslizante, mas traz um novo sistema quickshift, que permite subir ou descer as marchas sem o uso da embreagem.

Eletrônica de última geração

Para “domar” os cavalinhos a mais, a Yamaha adotou sistemas de assistência ao piloto mais modernos. A começar pela adoção de uma unidade de medição inercial (IMU) de seis eixos, geralmente usado em motos superesportivas.

A IMU monitora a moto em seis eixos e proporciona uma atuação mais precisa do controle de tração, que oferece três níveis de intervenção. A MT-09 2021 também ganhou controle de derrapagens, sistema que evita empinadas e ainda distribuição da força de frenagem, que atua junto com o ABS.

painel-mt09-2021
Painel da nova MT-09 tem tela colorida de TFT com 3,5 polegadas

Vale destacar também o painel com tela colorida de TFT de 3,5 polegadas. Segundo a Yamaha, a unidade tem baixo peso e mais informações, mostradas de forma clara e precisa para o condutor.

OFERTAS 0KM

Quadro mais leve

O quadro de alumínio fundido foi construído para suportar o novo motor maior. Com paredes mais finas, pesa 2,3 kg a menos do que o chassi da geração anterior. O subquadro também passou por um “regime” e está 1,5 kg mais leve.

No total, a MT-09 emagreceu 4 kg. O modelo 2021 pesa 189 kg em ordem de marcha, ou seja, abastecida e pronta para rodar. Mais potente e leve, uma receita antiga, mas que funciona muito bem para aprimorar o desempenho de um modelo de sucesso, como a super naked da Yamaha.

Yamaha MT-09 2021 ficou 4 kg mais leve: agora pesa 189 kg em ordem de marcha

Outra novidade são as suspensões. No trem dianteiro, o garfo telescópico invertido da KYB tem tubos de 41 mm e oferece ajustes. Na traseira, o monomortecedor teve seu acerto revisto e manteve o ajuste na pré-carga da mola.

As rodas de liga-leve de 17 polegadas de diâmetro têm agora 10 raios e são de alumínio forjado. O pneu traseiro ficou mais largo, com medidas 180/70-17. Na dianteira, foi mantido o 120/70-17.

Quando a nova MT-09 chega ao Brasil?

Embora tenha sido lançada nesta semana na Europa, a Yamaha MT-09 só começa a ser vendida a partir de março de 2021 no velho continente. A nova geração da naked terá três opções de cores: cinza com detalhes em laranja; azul e preta. O preço ainda não foi divulgado.

Nova MT-09 terá três opções de cores: azul (acima), preta e cinza

Mas a pergunta que todos fazem é: quando chega ao Brasil? Ainda não há uma data oficial, mas a julgar pelos últimos lançamentos da Yamaha, a MT-09 2021 deve demorar para desembarcar em nosso mercado.

A segunda geração, lançada na Europa em 2017, só foi apresentada por aqui no início do ano passado. Traçando um paralelo, podemos esperar a nova MT-09 só em 2022.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários

Você precisa estar logado para comentar.
Faça o login