Yamaha MT-09 2021 tem visual novo e motor maior
Moto naked também ficou mais leve e ganhou sistemas eletrônicos mais modernos; vendas, na Europa, começam a partir de março do ano que vem

Yamaha registra patente de scooter elétrica com desempenho de 125 cc
Yamaha apresenta motos inspiradas nos heróis Marvel
Yamaha terá estande virtual na CCXP 2020 com motos dos heróis Marvel
A Yamaha apresentou a nova geração da MT-09 na Europa nesta semana. A moto naked foi completamente renovada. A Yamaha MT-09 2021 ganhou visual novo, sistemas de assistência à pilotagem mais modernos, além de um motor de maior capacidade e mais potente. O modelo chega às lojas europeias somente a partir de março do próximo ano em três opções de cores.
No design, a Yamaha adotou um conjunto óptico inédito e controverso. Com apenas um canhão de LED central e dois filetes de iluminação diurna, o farol da MT-09 2021 lembra os conjuntos usados por customizadores de moto. Tanto que já causa polêmica nas redes sociais, sendo elogiado por uns e criticado por muitos.

Motor novo tem 889 cm³ e 120 cv
O motor de três cilindros foi totalmente redesenhado, para oferecer mais torque e potência, mas também para atender às novas normas de emissão de poluentes Euro 5, que entram em vigor no ano que vem. Segundo a Yamaha, todo componente interno do motor, dos pistões ao virabrequim.
O tricilíndrico agora tem 889 cm³ de capacidade, contra os 847 cm³ da geração anterior. Apesar do aumento da “cilindrada”, o motor ficou 1,7 kg mais leve. Também produz mais potência máxima: 120 cv a 10.000 rpm. O torque também passou de 8,9 kgf.m para 9,4 kgf.m a 7.000 rpm – 1.500 giros mais cedo do que na antiga MT-09. Com isso, a nova naked deve ser ainda mais divertida de pilotar.

O câmbio de seis velocidades manteve embreagem deslizante, mas traz um novo sistema quickshift, que permite subir ou descer as marchas sem o uso da embreagem.
Eletrônica de última geração
Para “domar” os cavalinhos a mais, a Yamaha adotou sistemas de assistência ao piloto mais modernos. A começar pela adoção de uma unidade de medição inercial (IMU) de seis eixos, geralmente usado em motos superesportivas.
A IMU monitora a moto em seis eixos e proporciona uma atuação mais precisa do controle de tração, que oferece três níveis de intervenção. A MT-09 2021 também ganhou controle de derrapagens, sistema que evita empinadas e ainda distribuição da força de frenagem, que atua junto com o ABS.

Vale destacar também o painel com tela colorida de TFT de 3,5 polegadas. Segundo a Yamaha, a unidade tem baixo peso e mais informações, mostradas de forma clara e precisa para o condutor.
Quadro mais leve
O quadro de alumínio fundido foi construído para suportar o novo motor maior. Com paredes mais finas, pesa 2,3 kg a menos do que o chassi da geração anterior. O subquadro também passou por um “regime” e está 1,5 kg mais leve.
No total, a MT-09 emagreceu 4 kg. O modelo 2021 pesa 189 kg em ordem de marcha, ou seja, abastecida e pronta para rodar. Mais potente e leve, uma receita antiga, mas que funciona muito bem para aprimorar o desempenho de um modelo de sucesso, como a super naked da Yamaha.

Outra novidade são as suspensões. No trem dianteiro, o garfo telescópico invertido da KYB tem tubos de 41 mm e oferece ajustes. Na traseira, o monomortecedor teve seu acerto revisto e manteve o ajuste na pré-carga da mola.
As rodas de liga-leve de 17 polegadas de diâmetro têm agora 10 raios e são de alumínio forjado. O pneu traseiro ficou mais largo, com medidas 180/70-17. Na dianteira, foi mantido o 120/70-17.
Quando a nova MT-09 chega ao Brasil?
Embora tenha sido lançada nesta semana na Europa, a Yamaha MT-09 só começa a ser vendida a partir de março de 2021 no velho continente. A nova geração da naked terá três opções de cores: cinza com detalhes em laranja; azul e preta. O preço ainda não foi divulgado.

Mas a pergunta que todos fazem é: quando chega ao Brasil? Ainda não há uma data oficial, mas a julgar pelos últimos lançamentos da Yamaha, a MT-09 2021 deve demorar para desembarcar em nosso mercado.
A segunda geração, lançada na Europa em 2017, só foi apresentada por aqui no início do ano passado. Traçando um paralelo, podemos esperar a nova MT-09 só em 2022.
0 Comentários