Yamaha registra patente de scooter elétrica com desempenho de 125 cc

E01, mostrada no Salão de Tóquio, teria 11 kW de potência e baterias de íons de lítio. Fotos: Divulgação/Yamaha
Arthur Caldeira
18/02/2021 - Tempo de leitura: 1 minuto, 26 segundos

Apresentada pela Yamaha como conceito no Salão de Tóquio de 2019, a scooter elétrica E01 teve seu nome registrado nos órgãos de propriedade intelectual da União Europeia. O pedido, ainda sob análise do EUIPO (European Union Intellectual Property Office), pode indicar a intenção da fábrica japonesa de produzir em série a E01. Ela se tornaria o primeiro modelo Yamaha elétrico à venda no continente.

A scooter elétrica Yamaha E01 foi apresentada como um modelo conceito. Apesar do acabamento com superfícies cromadas e estofamento em tecido na época, já apresentava formas ideais para a produção em série.

Yamaha E01 seria compatível com estações rápidas de recarga

Como todo conceito, a E01 não teve suas especificações detalhadas, mas a Yamaha afirmou que o modelo era adequado para o uso urbano. Sua potência seria equivalente a uma scooter a combustão de 125 cc, ou seja, teria em torno de 11 kW. Outra informação divulgada pela marca é que a E01 seria compatível com carregamento rápido.

O pedido de patente do nome E01 para o órgão europeu de propriedade intelectual foi feito recentemente. A Yamaha apresentou-o com referência a “motocicletas elétricas e suas peças e acessórios”.

Exceto pelo acabamento, E01 apresentava formas ideais para produção em série

Tudo indica, portanto, que o conceito de Tóquio pode em breve se transformar em um modelo de produção, uma vez que o prazo de três meses para reclamações de terceiros quanto ao nome tenha se encerrado. Isso significa que, a partir de julho, a Yamaha já poderia usar esta sigla para sua nova scooter elétrica.