A Yamaha acaba de lançar a nova geração da Tracer 7, na Europa. A sport-touring, que tem motor de dois cilindros e 700cc, passou por uma completa renovação. Além do design renovado, a Tracer 7 2025 traz tecnologias inéditas.
A Yamaha Tracer 7 pode ser descrita como uma versão sport-touring da naked MT-07, afinal ambas compartilham o motor de dois cilindros e 689 cm³. Entretanto, os modelos têm propostas distintas.
A MT-07, que foi recentemente atualizada pela Yamaha no mercado brasileiro, é uma naked com bom desempenho para o uso urbano e passeios curtos. Já a Tracer 7 se encaixa na categoria sport-touring, ou seja, uma moto esportiva feita para viajar.
A Yamaha comercializa apenas a MT-07 no Brasil, mas não vende a sua irmã mais “estradeira”. Embora faça sucesso no mercado brasileiro, a MT-07 tem suas limitações quando o assunto são longas viagens.
Trata-se de uma naked com bom desempenho para o uso urbano e passeios curtos, mas pouco conforto e autonomia para pegar a estrada. Com isso, muitos consumidores brasileiros, fãs do bom motor bicilíndrico de 73 cv da Yamaha, gostariam de ver a Tracer 7 à venda também no mercado brasileiro.
Contudo, não há sinais de que a Yamaha pretenda trazer a Tracer 7 para o Brasil. Afinal, a fabricante japonesa vende a MT-07 no País desde 2015 e nunca cogitou a vinda da Tracer. Pelo contrário, em breve a marca irá começar a produção da nova Ténéré 700, que também usa o motor de dois cilindros, mas tem a proposta mais aventureira.
Além disso, a Yamaha parece mais focada no segmento de motos de baixa cilindrada em nosso País. Prova disso é que outros dois modelos de alta cilindrada que já fizeram sucesso por aqui – a MT-09 e a Tracer 900 – saíram de linha em 2025.
Visualmente, a nova Tracer 7 2025 adota linhas mais fluidas e modernas. A carenagem dianteira, redesenhada para proporcionar mais proteção aerodinâmica, recebeu um novo conjunto ótico em LED, com dois filetes de DRL e dois projetores de LED. Na traseira, a lanterna também em LED foi redesenhada e completa a atualização no visual da sport-touring.
O motor, embora se mantenha o mesmo CP2, um bicilíndrico de 689 cm³ que esbanja torque, recebeu atualizações na central eletrônica para melhorar a resposta do acelerador e reduzir o consumo de combustível.
Na parte ciclística, destaque para a adoção de garfos telescópicos invertidos (USD) Kayaba de 41 mm na versão GT, assim como a MT-07 2025. Já a versão Standard também usa garfos telescópicos invertidos, mas sem regulagem. Na traseira, as duas versões da Tracer 7 trazem um monoamortecedor com ajuste de pré-carga da mola.
A grande evolução foi mesmo na parte eletrônica. A começar pelo painel com tela TFT colorida de 5 polegadas, com visual moderno e intuitivo. Trata-se do mesmo painel adotado na nova MT-07, à venda no Brasil. Além de conectividade com smartphones, oferece diversas informações ao piloto, como os novos modos de pilotagem (Rain, Road e Sport) e os diferentes níveis do controle de tração (comutável e desligável), outra novidade da Tracer 7.
A Yamaha Tracer 7 2025 deve chegar em breve às concessionárias europeias, mas não tem previsão de vir ao Brasil. A sport-touring será vendida em duas versões: standard e GT, nas cores prata, preta e vermelha.
Além das suspensões, a Tracer 7 GT se diferencia por trazer de fábrica acessórios, como malas laterais rígidas, para-brisa mais alto e assento mais confortável. premium com maior densidade de espuma para conforto em longas jornadas. A Yamaha Tracer 7 tem preço sugerido de 9.199 euros, na Itália, o equivalente a cerca de R$ 58 mil. Já a versão GT sai por 10.199 euros, ou R$ 64 mil.
Só como comparação, a Yamaha MT-07 tem preço sugerido de R$ 57.990 no Brasil. Portanto, se viesse ao País, a Tracer 7, fatalmente, custaria mais do que sua irmã naked.