Parceria une forças por um trânsito mais seguro

Em maio, temas referentes à segurança viária estarão presentes em várias plataformas do Estadão. Foto: Getty Images

27/04/2021 - Tempo de leitura: 2 minutos, 26 segundos

A cada hora, três pessoas perdem a vida, no Brasil, em decorrência de acidentes no trânsito, uma alarmante estatística que se mantém há, pelo menos, quatro anos, no País. Para ajudar a mudar esse quadro, um esforço conjunto entre a área de mobilidade do Estadão e o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) acaba de ser iniciado. “Trata-se de uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil, em parceria com o ONVS, para discutir segurança viária e mobilizar a sociedade em prol da vida. Vamos usar nossa audiência qualificada para amplificar o alcance dessas mensagens”, explica Marcelo Godoi, head de mobilidade do Estadão.
De acordo com José Aurelio Ramalho, diretor-presidente do ONVS, a aliança estratégica firmada entre o ONSV e o caderno Mobilidade, do Estadão, será um grande impulsionador de informações sobre a cultura da segurança viária no País. Alcançaremos a sociedade com conteúdos cujo objetivo é conscientizar a todos para um trânsito mais seguro. Ter o Mobilidade Estadão como empresa ‘mantenedora social’ trará a possibilidade de termos uma pauta permanente de segurança no trânsito para a sociedade”, afirma.

Histórico e frente de atuação

Fundado em 2011, o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) é uma instituição social, sem fins lucrativos, dedicada a desenvolver ações que contribuam de maneira efetiva para a diminuição dos elevados índices de acidentes no trânsito, no Brasil. É formado por um grupo multidisciplinar de profissionais, dedicado a mobilizar a sociedade sobre a importância de um trânsito mais seguro.
Atuando com essa finalidade, o observatório realiza diversas campanhas de conscientização, com participação do Poder Público e da sociedade. Uma das mais conhecidas é o Maio Amarelo, realizado desde 2014 e que tem como tema, neste ano, “Respeito e Responsabilidade. Pratique no Trânsito”. A campanha será focada nas atitudes que têm faltado, ultimamente, em diversos ambientes de convivência, como respeito e responsabilidade. “Ela reflete bem toda nossa atual vivência no trânsito: muita impaciência e intolerância. É preciso parar e refletir como o trânsito representa nosso atual estado de espírito. Por isso, o Maio Amarelo quer fazer pensar: será que é preciso ser assim?”, explica José Aurelio Ramalho, diretor-presidente do ONSV.

Várias plataformas

Durante todo o mês de maio a audiência do Estadão será impactada com ações e iniciativas de conscientização para redução de acidentes de trânsito. Serão diversos produtos editoriais em plataformas diferentes, utilizados com essa finalidade: haverá matérias publicadas neste caderno, no Jornal do Carro e nos sites Estradão e MotoMotor, além de lives no Momento Mobilidade, que vai ao ar todas as quartas-feiras, com transmissão pelas redes sociais do Estadão.
.