São José dos Campos entrega desfibriladores aos agentes de mobilidade

Objetivo da medida é criar uma rede de atendimento às urgências relacionadas a problemas cardiovasculares e paradas cardíacas. Foto: Freepik

22/05/2023 - Tempo de leitura: 1 minuto, 47 segundos

A Prefeitura de São José dos Campos entregou desfibriladores externos automáticos (DEAs) para a Secretaria de Mobilidade Urbana na última semana, 19. O material irá equipar as viaturas dos agentes da mobilidade para realização dos primeiros socorros em acidentes.

Os DEAs foram recebidos pelos representantes da Secretaria de Mobilidade Urbana, os agentes José Maria de Souza e Mylena Karla da Silva Ferreira. O médico Pedro Duccini, da Associação Salva Coração, foi o responsável pela entrega.

O equipamento será integrado às viaturas para ampliar a cobertura de atendimentos com paradas cardiorrespiratórias. Essa estratégia se deu porque, segundo a Secretaria de Mobilidade, os agentes são sempre os primeiros a chegar nos acidentes.

Acidentes e urgências

A ação integra o projeto Cor+Ação, em apoio à Associação Salva Coração. O principal objetivo da iniciativa é o de criar uma rede de atendimento às urgências relacionadas a problemas cardiovasculares e paradas cardíacas. Esta rede estará disponível em diversos pontos do município, para atender acidentes viários, por exemplo.

Por isso, todos os agentes já receberam treinamento para executar manobras de ressuscitação cardíaca em casos de emergência. São José dos Campos recebeu o prêmio Mobilidade Estadão 2023 por suas iniciativas inovadoras.

‘’É um equipamento muito importante porque o agente da mobilidade é sempre o primeiro a chegar em acidente e, com esse conhecimento e o novo equipamento, poderemos salvar mais vidas”, afirma o agente de mobilidade Cristiano José Tavares.

Problemas cardiovasculares e as mortes pelo mundo

Dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), apontam que os problemas cardiovasculares são as principais causas de morte no mundo.

De acordo com a Prefeitura, São José dos Campos tem investido no treinamento dos servidores públicos e na aquisição dos equipamentos. Ao mesmo tempo, a GCM já está equipada com 38 desfibriladores e os guardas municipais já foram capacitados.

A próxima etapa do projeto prevê o treinamento de servidores públicos no Paço. Além de professores de escolas municipais, educadores físicos e demais servidores farão parte.