Com o objetivo de melhorar a segurança no trânsito, a plataforma V1 oferece programas, cursos e treinamentos voltados a motoristas e colaboradores. De acordo com levantamento interno, os registros de aceleração rápida, curva em alta velocidade e freadas bruscas, por exemplo, caíram 40%, 45% e 30%, respectivamente. Os dados consideram o período entre janeiro e junho deste ano. Ao longo do ano, a empresa afirma ter investido cerca de R$ 400 mil em ações de promoção à segurança.
Leia também: Dia Nacional do Trânsito: 55% dos motoristas fazem uso excessivo do pedal do acelerador
Dentre os projetos de capacitação oferecidos está o Programa de Reciclagem para Motoristas e Operadores (PRMO), com foco em segurança e atendimento ao cliente. O treinamento tem duração de duas horas e é realizado de maneira remota.
Com o mesmo objetivo, o Programa Desacelerar promove encontros periódicos com grupos de motoristas clientes para atualizá-los sobre as normas de trânsito. De acordo com Gilberto Rosa, gerente do serviço V1 Viagem, o programa também aborda a maneira como os motoristas se comportam no trânsito e como isso pode interferir na segurança das viagens.
A ação Diálogo Diário de Segurança organiza conversas com motoristas, para abordar pontos importantes sobre saúde e segurança durante o trabalho. A Campanha de Direção Defensiva vai na mesma direção, com atividades para a valorização da vida dos motoristas e condutores. Durante o mês de Maio Amarelo, a empresa também realiza atividades de educação para motoristas.
Ao mesmo tempo em que promove programas de aprendizado, o V1 também realiza acompanhamento de trajeto e avaliação da habilidade dos motoristas. O monitoramento para lidar com adversidades na estrada e ao utilizar o GPS, por exemplo, acontece por meio dos Testes de Pista. Em 2024, mais de 500 testes como esse foram realizados. A empresa também realizou mais de oito mil testes etílicos com bafômetro neste ano.
Além disso, a V1 também investiu em uma ferramenta que analisa a condução dos motoristas, observando comportamentos comuns durante a prática. Com isso, a plataforma consegue identificar movimentos de risco, como acelerações bruscas e curvas em alta velocidade. A ferramenta também classifica os motoristas com base em uma nota de conduta.