Cresce número de casos de explosões de baterias de bicicletas e patinetes elétricos
Entre 2021 e 2023, a cidade de Nova York, nos Estados Unidos, registrou 23 mortes causadas por acidentes relacionados a explosões de baterias
2 minutos, 49 segundos de leitura
20/07/2023
Por: Redação Mobilidade
Essas explosões têm sido cada vez mais comuns na Inglaterra e nos Estados Unidos. E, agora, com o forte calor que atinge várias cidades do Hemisfério Norte (em Nova York, a temperatura passou de 35 graus na última terça-feira), o uso de bikes e patinetes elétricos se tornou uma alternativa de mobilidade urbana para quem não quer se deslocar a pé ou evitar o transporte público.
Nos Estados Unidos, as vendas de bikes e patinetes elétrico têm sido cada vez maiores. Em 2022, foram mais de 1 milhão de unidades comercializadas. Consequentemente, com mais bikes e patinetes circulando pelas ruas, a quantidade de acidentes provados pelas baterias cresceu de forma acentuada.
Entre 2021 e 2023, Nova York registrou 23 mortes causadas por explosões de bateria usadas nesses dois tipos de veículos. Em 2022, foram 98 incêndios provocados pelas explosões. Só no primeiro semestre semestre de 2023 já houve 108 incêndios. Isso fez com que a Comissão de Segurança para o Consumo de Produtos americana recebesse mais de 200 notificações de incêndios ou incidentes provocados por situações semelhantes.
Leia também: Bateria de carro elétrico merece atenção
Importante dizer que as baterias de lítio são seguras se estiverem dentro dos padrões estabelecidos pela indústria. Em Nova York, no entanto, somente em março deste ano foram colocadas em prática regras mais rígidas que exigem certificado de segurança para venda de bikes e patinetes elétricos e proíbem a comercialização de baterias usadas.
Para tentar reduzir o número de acidentes (e evitar que as pessoas carreguem bikes e patinetes elétricos no interior de suas residências), o prefeito de Nova York, Eric Adams, anunciou o investimento de US$ 25 milhões para a implementação de estações de recarga de baterias em diversas ruas da cidade norte-americana. O objetivo é evitar que as pessoas façam a recarga em suas casas, principalmente durante a madrugada, para evitar incêndios.
Explosão na Inglaterra
O Corpo de Bombeiros de West Midlands compartilhou na última quarta, 19, um vídeo em que a bateria de um veículo elétrico explode em frente ao dono. A região de West Midlands fica na Inglaterra e inclui as cidades de Birmingham, Wolverhampton e Coventry. De acordo com o vídeo, o modal estava carregando em uma área interna. O incêndio aconteceu no último mês e foi controlado pelo corpo de bombeiros.
Modal em crescimento no Brasil
No Brasil, o uso de bicicletas e pequenos modais movidos a bateria têm crescido nos últimos anos. Em 2022, as vendas de veículos leves elétricos no mercado brasileiro cresceram 55,5%, ultrapassando 1 milhão de unidades. Um levantamento realizado pela Aliança Bike revela mais de 44 mil e-bikes produzidas e importadas no Brasil no mesmo ano. No País, por enquanto, não há situações semelhantes às registradas nos Estados Unidos e Inglaterra.
A nova resolução aqui no Brasil, que atualiza as regras para ciclomotores, bicicletas elétricas e patinetes, entrou em vigor em 1° de julho de 2023. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou a mudança, que aprimora a classificação dos veículos e equipamentos, facilitando a elaboração de regras para o tráfego e as diretrizes de segurança.
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários