Buscando sugestões para:


Publicidade

10 acessórios para pedalar com segurança

Por: Redação Mobilidade . 19/03/2023
Mobilidade para quê?

10 acessórios para pedalar com segurança

Código de Trânsito Brasileiro prevê itens obrigatórios para bicicletas

2 minutos, 38 segundos de leitura

19/03/2023

Por: Redação Mobilidade

Capacete está entre os itens que não podem ser esquecidos. Foto: Getty Images.

Gosta de andar de bike e quer saber como pedalar com segurança? Separamos uma lista com 10 acessórios indispensáveis.

1 – Itens de segurança obrigatórios

Em primeiro lugar, é preciso entender que o artigo 105 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê itens obrigatórios para ciclistas. Afinal, as bicicletas também são veículos e devem estar de acordo com as leis de trânsito.

Assim, os itens obrigatórios são campainha, sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais, além do espelho retrovisor do lado esquerdo.

2 – Capacete

Embora o capacete não seja um item que está no CTB como obrigatório, é essencial. Afinal, ele protege o ciclista em caso de quedas ou acidentes. Portanto, não deve ser esquecido.

3 – Garrafa de água

Quem usa a bicicleta como meio de transporte não deve esquecer que o ciclismo é uma atividade física. Portanto, a hidratação é essencial. Para não ficar com sede no meio do caminho, levar uma garrafinha de água é indispensável.

4 – Roupas extras

Para pedalar, é essencial vestir roupas confortáveis. Afinal, os movimentos exigem que o corpo fique livre, sobretudo as pernas.

Assim, se você está usando a bike como meio de transporte, deve levar roupas extras. Tanto para se adequar ao dress code do destino, como o trabalho, quanto para evitar ficar com roupas suadas o dia todo.

Além disso, especialistas apontam que ficar muito tempo com a roupa suada pode causar infecções fúngicas na pele. Deste modo, o ciclista precisa se trocar quando chegar ao destino.

5 – Óculos

Os óculos de ciclismo também garantem a segurança de quem pedala. Afinal, protegem os olhos contra poeira, sujeira e até mesmo objetos que possam colidir contra o rosto do ciclista.

Neste caso, a preferência deve ser para lentes transparentes ou amarelas. Isso porque as opções mais escuras reduzem a visibilidade. Sobretudo à noite.

6 – Luva para ciclismo

Além de proteger as mãos, as luvas para ciclismo ajudam a oferecer maior ajuste e aderência às manoplas. Assim, o ciclista ganha maior estabilidade e segurança.

7 – Roupas de proteção solar

Mesmo quando o sol não está forte, é preciso se proteger contra a radiação ultravioleta. As camisetas com proteção solar UV são opções para evitar queimaduras. 

8 – Cadeado para a bike

O cadeado para a bicicleta é uma forma de garantir a segurança do seu patrimônio. Com o acessório, é possível estacionar em qualquer lugar em que seja possível prender a bike de forma segura.

9 – Bolsa ou suporte para celular

Deixar o celular no bolso pode ser perigoso. Além de perder, o ciclista pode ter o aparelho furtado. Portanto, uma bolsa ou suporte para o smartphone pode ser a solução.

10 – Ferramentas para bike

Por fim, carregar um kit de ferramentas para emergências com sua bike pode te salvar em casos de emergência. Entre os itens essenciais estão chave inglesa para trocar a roda, espátulas para reparar pneus e câmaras, bomba de ar para calibragem, kit remendo e um pano para limpar as mãos após o reparo.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login