Antiga Estação Ipiranga, criada em 1886, será totalmente reconstruída
Histórica estação de trem será ampliada para receber a Linha 15-Prata do Metro SP e reconstruída pela concessionária que assumirá a Linha 10-Turquesa
3 minutos, 10 segundos de leitura
18/04/2025

Com 139 anos de existência, a Estação Ipiranga de trem é mais que um cartão-postal do distrito localizado na zona sul de São Paulo, bairro onde foi proclamada a Independência do Brasil, em 7 de setembro de 1822. A estação é parte da memória dos moradores da região, como a administradora e publicitária de 54 anos, Andrea Bulbarelli. Apesar de receber com entusiasmo a notícia de que a estação será reformada, ela já está antecipando a nostalgia que sentirá quando a antiga fachada for alterada.
“É uma coisa meio dúbia, porque o progresso vai ser muito bom, mas aquela cara dela vai se perder”, conta Andrea, que passou a infância perto dos trilhos. O que ela mais vai sentir falta, confessa, são as pesadas portas giratórias de ferro e um mural que, segundo Andrea, é obra dos irmãos Gustavo e Otávio Pandolfo, conhecidos como Os Gêmeos.
Como será nova Estação Ipiranga?
Em breve, a Estação Ipiranga estará totalmente diferente. Isso porque uma grande obra está em curso para receber a Linha 15-Prata do Metrô SP, monotrilho que, no momento, vai até a Estação Vila Prudente apenas. O projeto prevê uma nova edificação com 10,7 mil metros quadrados, seis elevadores e 12 escadas rolantes, com saída para a Avenida Presidente Wilson, 3437, e integração com a atual estação da CPTM.

Segundo o Metro SP, as obras da nova estação já avançaram 15,6% e têm conclusão prevista para 2027. Assim, após a ampliação, estima-se que ela seja usada por 28 mil passageiros diariamente.
Melhoria da Linha 10-Turquesa
Além da Linha 15, a Estação Ipiranga vai passar por uma “reconstrução” como parte do projeto do Lote ABC Guarulhos. Nesse sentido, está prevista a modernização de toda a Linha 10-Turquesa da CPTM, que a iniciativa privada irá assumir. O edital de licitação, contudo, ainda está aberto e o leilão deve ocorrer em dezembro deste ano.
A empresa vencedora deverá reformar a plataforma central, o mezanino superior e, além disso, garantir a integração com a Linha 15. Outras estações da Linha 10-Turquesa também serão reconstruídas, sendo as estações Juventus-Mooca, Utinga, Prefeito Saladino, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, totalizando R$ 1,28 milhão em investimentos.
Histórico
Fundada em 1886, a Estação Ipiranga chegou no bairro antes de “quase tudo”, nas palavras de Andrea Bulbarelli. Antes do Museu do Ipiranga, antes da companhia de eletrificação Light, dos bondes, das primeiras fábricas e depósitos e das multidões de imigrantes. E continuou lá quando a região se tornou um epicentro da industrialização, com a chegada da fábrica da Ford em 1953, às margens dos trilhos de trem.

A estação passou por algumas mudanças. Assim, em 1959 foi modernizada, no padrão da época, ganhando a fachada que mantém até hoje. As décadas se passaram, as grandes indústrias se transferiram para lugares mais distantes e a região foi se tornando cada vez menos ocupada.
Atualmente a estação está relativamente abandonada. Segundo Andrea, o local é pouco acessível, com um viaduto próximo, e há problemas de segurança no entorno.
O distrito tem recebido projetos imobiliários, como na Vila Carioca. A chegada da linha de metrô pode ser o estímulo para a região florescer novamente. É o que Andrea espera, mas não deixa de transparecer que vai sentir saudades. “O prédio novo vai ser bem bonito, mas pra quem nasceu no bairro… essa é a cara dela… Eu acho muito bonita”, confessa.
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários