Aquático-SP transportou 500 mil pessoas em um ano de funcionamento


Há 3h - Tempo de leitura: 1 minuto, 47 segundos

Completando um ano de operação nesta terça-feira, 13, o Aquático-SP comemora a marca de 500 mil passageiros transportados. O primeiro transporte hidroviário da capital paulista liga, com suas embarcações na represa Billings, os terminais do Mar Paulista e Parque Linear Cantinho do Céu, na zona sul da capital paulista.

Leia também: Aquático-SP na Represa Billings substitui embarcação após um ano de operação

O Aquático SP chegou, assim, ao seu primeiro aniversário sendo aprovado por 90,3% dos usuários, segundo pesquisa realizada em abril pela SPTrans com 476 passageiros. Em contrapartida, 7% não está nem satisfeito nem insatisfeito. Portanto, 3% considera-o insatisfatório.

Principal uso do Aquático SP é para ida e volta do trabalho

A maioria dos respondentes, 53,6%, usa o modal para ir e voltar do trabalho. Além disso, 69,8% dos passageiros viajam sozinhos. Os dados confirmam, portanto, o transporte hidroviário na região como alternativa para quem lá vive e precisava fazer percursos muito mais longos diariamente, de ônibus.

Entre os atributos da viagem mais elogiados estão a limpeza das embarcações, com 97,48%; o ritmo da viagem, com 95,6%; e, além disso, o conforto durante o trajeto, com 93,7%.

A rapidez em relação aos ônibus e a ausência de trânsito foram reconhecidos como o principal aspecto positivo por 57,1% dos passageiros que o utilizam cotidianamente.

Ainda assim, o uso para o lazer aos finais de semana é responsável por parte relevante da demanda das embarcações. Entre os respondentes que declararam utilizar o serviço aos finais de semana, 40,7% indicaram passeios como principal motivo, seguido por visitas a parentes e amigos, com 28,1%.

O serviço gratuito, em operação assistida, conecta os terminais Mar Paulista e Cantinho do Céu e funciona diariamente das 5h às 21h. Com a declaração do primeiro ano de operação, a SPTrans segue acompanhando os dados de desempenho e a experiência dos usuários para melhorar cada vez mais a mobilidade na região.

Aprovação dos usuários superou 90%, com limpeza das embarcações como atributo mais elogiado. Foto: L. Santana/Especial para o Estadão