Aquático-SP: serviço hidroviário transportou 28 mil passageiros no primeiro mês de operação | Mobilidade Estadão |

Buscando sugestões para:


Publicidade

Aquático-SP: serviço hidroviário transportou 28 mil passageiros no primeiro mês de operação

Por: Redação Mobilidade . 17/06/2024
Mobilidade para quê?

Aquático-SP: serviço hidroviário transportou 28 mil passageiros no primeiro mês de operação

Ao todo, novo serviço público realizou 862 viagens entre o Cantinho do Céu e o Mar Paulista

2 minutos, 11 segundos de leitura

17/06/2024

Por: Redação Mobilidade

serviço hidroviário do Aquático-SP
Durante a operação assistida, os passageiros têm direito ao transporte de maneira gratuita; o Aquático-SP continuará neste modo de operação até dezembro deste ano. Foto: Divulgação/Prefeitura de São Paulo

Durante as primeiras quatro semanas de operação, o serviço hidroviário do Aquático-SP transportou 28 mil passageiros. Entre os dias 13 de maio e 20 de junho, em modo de operação assistida, as embarcações públicas realizaram 862 viagens entre o Cantinho do Céu e o Mar Paulista, na Zona Sul.

Leia mais: Aquático-SP atendeu seis mil pessoas durante primeira semana de operação

De acordo com a Prefeitura de São Paulo, o dia mais movimentado foi registrado em 30 de maio, quando 1.376 passageiros utilizaram as embarcações para seus deslocamentos. Desde o dia 27 de maio, o meio de transporte está funcionando a partir das 10h, com viagens acontecendo até as 17h30. A operação assistida oferece passagens gratuitas até o dia 31 de dezembro deste ano.

Serviço hidroviário

As viagens no percurso entre o Cantinho do Céu e o Mar Paulista acontecem com duas embarcações. O Bororé I, possui capacidade para 60 pessoas sentadas e o Biguá2, tem 30 assentos. A primeira embarcação tem equipamentos de acessibilidade, com espaço para cadeirante, área para bicicletas, ar-condicionado, tomadas USB, televisão, conexão de internet e sanitário.

A travessia realizada pelas águas da Represa Billings, na Zona Sul, reduziu o tempo do trajeto de 1h20 para 17 minutos. O trajeto feito pela embarcação Bororé I tem 5,6 quilômetros e dura cerca de 17 minutos. A segunda embarcação, com capacidade para transportar até 30 passageiros, faz o percurso em 12 minutos. De acordo com a prefeitura, a operação tem beneficiado 385 mil moradores dos bairros Grajaú, Cocaia e Pedreira.

Linhas de ônibus

O serviço também incluiu novas linhas de ônibus, com ligações aos terminais hidroviários. A nova linha ligando o Mar Paulista ao Terminal Santo Amaro oferece viagens semiexpressas aos passageiros do transporte aquático SP. A linha 627M-10 Mar Paulista – Term. Sto. Amaro tem como ponto inicial a Rua do Mar Paulista, em frente ao nº 205.

Leia mais: Saiba quais linhas de ônibus conectam ao Transporte Aquático SP

O serviço, disponível desde o dia 13, funciona das 8h30 às 17h40. O ônibus tem apenas três paradas nas Av. Miguel Yunes, 485, a Av. das Nações Unidas e o Terminal Santo Amaro.

Do outro lado, a linha circular 606C-10 Cantinho do Céu, atende à região do Cantinho do Céu, com integração à outra extremidade do serviço do transporte hidroviário, o Terminal Hidroviário Parque Linear Cantinho do Céu. O serviço funciona entre 9h40 e 17h50. No ponto inicial, o passageiro ainda pode acessar os demais itinerários que atendem o bairro.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login