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Meios de transporte

As melhores opções para o transporte de grãos

Com o agronegócio em alta, fabricantes mostram a competitividade de seus caminhões para carregar a safra 2020/2021

Andrea Ramos

26/05/2020 - 6 minutos, 32 segundos


Iveco-Hi-Way
Iveco Hi-Way. Foto: Divulgação.

Nesta reportagem, o Estradão apresenta o caminhão de cada marca que mais se adequa ao transporte de escoamento de grãos. Nossa apuração levou em conta o fato de que esse é um transporte que não ocorre o ano todo. Portanto, esses cavalos mecânicos são ajustados a todas as atividades de longas distâncias rodoviárias que requerem peso bruto total combinado (PBTC) de até 74 toneladas – capazes de carregar grandes volumes de carga.

Pela chamada lei da balança, esses caminhões devem ser configurados 6×4 e desenvolver potências superiores a 460 cv. Dessa forma, esses veículos podem tracionar implementos do tipo bitrem, de sete eixos, e rodotrem, de nove.

DAF

O representante da DAF para o escoamento de grãos é o XF105 FTT 6×4 de 510 cv. O setor agro representa 70% das vendas da fabricante no País e, não por acaso, o veículo, nessa configuração, é o modelo mais vendido da marca e o terceiro mais comercializado do mercado. Alekson Felício, gerente de produto da DAF, explica que, quanto maior a potência, melhor será a velocidade média.

DAF XF105 FTT. Foto: Rodrigo Czekalsk/ Divulgação

Nessa configuração, a DAF, além de recomendar o veículo de 510 cv, sugere a relação de diferencial de 3,07:1 por oferecer equilíbrio entre performance e força. Por ser uma atividade em que os caminhões percorrem a maior parte do tempo por estradas planas, essa relação é ajustada.

De série, o XF105 é oferecido com controle de tração e auxílio de partida em rampa, itens que fazem a diferença quando o caminhão trafegar por terrenos mais acidentados. Geladeira e climatizador estão no pacote de itens ofertados de série.

Ficha técnica DAF XF105 FTT

Iveco

Bernardo Pereira, gerente de marketing do produto Iveco, revela que 40% das vendas de caminhões pesados da marca são direcionadas ao agronegócio. E 80% dos clientes que compram veículos para a operação de escoamento de grãos elegem o Hi-Way de 480 cv na configuração traçada.

Iveco Hi-Way 480 cv. Foto: Alexandre Andrade/Divulgação

Para entregar um equipamento mais adequado ao cliente, a Iveco fez melhorias na motorização do Hi-Way. Essas mudanças contemplaram nova turbina, novo coletor de escape, um volante do motor renovado que rendeu no aumento da eficiência do sistema de arrefecimento. Além disso, foi feita a calibração geral de motor e da caixa.

Com o maior torque, o desempenho melhorou, permitindo, por exemplo, retomadas mais eficientes. Um diferencial para otimizar os custos operacionais em todas as condições de uso é o modo de condução econômico, acionado pela tecla ECO, no painel. Esse sistema contribui para o menor consumo de combustível.

A bordo, o Hi-Way conta com um volume de porta-objetos de 660 litros, equivalente ao porta-malas de um carro sedã. O espaço torna a vida a bordo mais agradável para o motorista que vai enfrentar rotas de longas distâncias. Outro atributo é o paralama tripartido. Em caso de acidente, o cliente só troca a parte avariada.

Ficha técnica Iveco Hi-Way 480 cv

MAN

O MAN TGX 29.480 6×4 é o modelo de maior potência da marca. De acordo com Bruno Schonhorst, gerente de marketing da VW Caminhões e Ônibus, para as operações de transporte de grãos, o TGX preferido do transportador é o equipado com motor de 480 cv com cabine leito XLX, que é a mais alta da família.

MAN TGX 29.480 6×4. Foto: Estúdio Malagrine / Divulgação

O executivo destaca ainda que a ampla faixa de torque disponível entre 1.000 e 1.400 rpm em conjunto com a transmissão de 16 marchas proporcionam ao operador o escalonamento adequado do torque. Isso ajuda a não comprometer o consumo de combustível. A relação do eixo traseiro do TGX 3,07:1, mais longa, atende a grande parte dos corredores de escoamento de grãos do País, em que há poucos trechos planos.

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A cabine chama atenção por ser a única do segmento que não é curvada. Com isso, o condutor consegue trafegar melhor a bordo. No último facelift do modelo, feito em 2018, foi incorporado o farol para rodagem diurna (DRL). Seu acendimento é automático com a ignição ligada.

Ficha técnica MAN TGX 29.480 6x4

Mercedes-Benz

A marca da estrela recomenda o Actros 2651 6x4 da nova geração para a operação de grãos. Apesar de a fabricante ainda produzir o Actros da geração anterior, o caminhão atual é 12% mais econômico. E uma das exigências do transportador de grãos diz respeito à economia de combustível.

Mercedes-Benz Actros 2651 6x4. Foto: Fernando Favoretto/Divulgação

Outra demanda do segmento é a disponibilidade do caminhão. São veículos que trafegam por locais mistos, desde a fazenda para fazer a colheita até o asfalto, a caminho do escoamento.

De acordo com Marcos Andrade, gerente de produto da divisão de caminhões da Mercedes, a cabine do novo Actros, que é um projeto global, foi desenvolvida no Brasil para atender a essas peculiaridades geográficas com robustez e resistência.

Andrade chama a atenção ainda para o motor do Actros, o OM-460, que compartilha as mesmas peças do motor OM-457, que já teve mais 100 mil unidades vendidas em caminhões e ônibus da marca. Essa popularidade ajuda o transportador, que, mesmo afastado dos grandes centros, consegue com facilidade encontrar peças e mão de obra preparada para fazer qualquer manutenção.

O novo Actros é o único do seu segmento que oferece de série sistemas de segurança ativa, como o ABA de nível 5. Esse sistema freia o veículo sozinho caso “enxergue” algum objeto na pista, inclusive pedestre. O Actros é também equipado com o inédito MirrorCam, sistema de câmeras no lugar dos retrovisores laterais.

Ficha técnica do Mercedes-Benz Actros 2651

Scania

Scania R 500 6x4. Foto: Divulgação

Segundo Silvio Munhoz, diretor comercial da Scania, 45% das vendas de caminhões pesados da marca são direcionadas ao transporte de grãos. A Scania oferece os modelos R 500 e R 540.

Mas, de acordo com o diretor da fabricante, o cliente tem optado mais pelo modelo de 500 cv. “Na maior parte das operações, o torque de 260 mkgf do R 500 resolve. Mas recomendamos o R 540 para aquelas atividades em que o caminhão vai tracionar nove eixos. O torque elevado de 270 mkgf oferece mais forma e performance”, explica Munhoz.

O cliente, segundo ele, exige um caminhão que seja confortável e seguro. “Quanto mais completo o caminhão for, mais o transportador consegue reter bons motoristas”, diz o representante da empresa. O caminhão da Scania é o único da categoria que oferece air bag lateral como item opcional. De série, o caminhão da marca é equipado com air bag frontal.

Ficha técnica Scania R 500 6x4

Volvo

Na fabricante, o agronegócio é o setor que responde pelo maior volume de vendas de caminhões da marca. “Calculamos que o agro demande cerca de 60% de nossa produção”, diz Clóvis Lopes, gerente de caminhões da Volvo.

Volvo FH 540. Foto: Foto: Ito Cornelsen/Divulgação

Especificamente para o transporte de grãos, o FH 540 cv 6x4 é o veículo indicado. O modelo é líder de vendas na categoria de pesados desde 2018. Uma novidade é o sistema de Aceleração Inteligente, tecnologia que proporciona economia de combustível de cerca de 10% por controlar eletronicamente a gestão do motor.

De acordo com Lopes, essa tecnologia aumentou ainda mais o espaço do FH 540 cv 6x4 no transporte de grãos, justamente devido aos benefícios que traz. No ano passado, por exemplo, foram vendidas 7.135 unidades do modelo no País.

Ficha técnica Volvo FH 540

Leia também: Agro aquece mercado de caminhões.

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