O agravamento da pandemia obrigou organizadores a adiar o início da temporada de corridas de moto no Brasil. A prova de abertura do Superbike Brasil, prevista para 28 de março, em Interlagos, foi adiada para preservar a saúde de todos os envolvidos, antes mesmo do governo paulista decretar medidas mais rígidas para conter a doença.
Segundo comunicado oficial da organização do campeonato, “Devido ao aumento no número de casos de infecção por Covid-19, e visando priorizar a saúde e a vida de todos os envolvidos, a organização do SuperBike Brasil decidiu por bem postergar a realização da etapa de abertura da temporada 2021"
.
Por ora, a data da primeira etapa está marcada para 25 de abril, afirmam os organizadores. Mas, isso pode mudar, caso as restrições sejam prorrogadas.
No início desta semana, a Yamaha já havia anunciado o cancelamento da R3 Horas de Curvelo. Anteriormente marcada para acontecer neste fim de semana (13 e 14 de março), a corrida de moto de longa duração também foi adiada em função do agravamento da pandemia no Brasil.
A empresa organizadora e a Yamaha afirmam que optaram pelo cancelamento para preservar a segurança e bem-estar dos participantes. Em comunicado, da marca japonesa diz que a prova só terá sua nova data definida após análise dos desdobramentos no cenário da pandemia.
Não é apenas no Brasil que as corridas de moto estão sendo canceladas ou adiadas em função da pandemia. No início de março, a Federação Internacional de Motociclismo (FIM) e a federação portuguesa também anunciaram o adiamento do Rally de Portugal, devido ao curso da doença na Europa.
Originalmente programado para abrir a temporada 2021 de rally cross-country entre 9 e 13 de abril, o evento acontecerá agora só em setembro. Entretanto, os organizadores alertam que continuam monitorando a situação da pandemia e todas as informações relevantes serão comunicadas de acordo, caso sejam feitas alterações adicionais ao calendário deste ano do Campeonato Mundial, do qual o Rally dos Sertões faz parte.