Avenida Paulista volta a fechar trânsito de veículos

Buscando sugestões para:


Publicidade

Avenida Paulista volta a abrir para lazer no domingo 30/11

Por: Vitor Queiroz . Há 35 min
Mobilidade para quê?

Avenida Paulista volta a abrir para lazer no domingo 30/11

Depois de três finais de semana com ENEM e Fuvest, as ciclofaixas de lazer também estarão operando normalmente neste domingo

1 minuto, 48 segundos de leitura

28/11/2025

movimentação nas ciclovias
Ciclovias de lazer voltam a funcionar neste domingo junto com a Paulista e Liberdade abertas para pessoas. Foto: Adobe Stock

Neste domingo, 30/11, a operação do programa Ruas Abertas retorna à normalidade tanto na Avenida Paulista quanto no bairro da Liberdade. Assim, a mais famosa avenida de São Paulo e as vias da Liberdade voltarão a ser dos pedestres. Ou seja, o trânsito de veículos estará proibido. A Paulista começa a ser fechada para veículos às 9h do domingo e só será liberada para veículos e ônibus às 16h.

Devido à estratégia operacional para facilitar o deslocamento dos candidatos do ENEM (dias 8 e 15 de novembro) e Fuvest (22 de novembro), a prefeitura de São Paulo havia decidido liberar a Avenida Paulista para circulação de eículos nesses respectivos finais de semana. Além disso, a CET também havia fechado as ciclofaixas de lazer por toda a cidade.

Neste domigo, as ciclofaixas de lazer também serão reativadas. Segundo a prefeitura, todo domingo há cerca de 120 km de ciclovias na capital paulista.

Não há previsão por enquanto de repetir a operação especial para a segunda fase da Fuvest que ocorre nos dias 14 (domingo) e 15 de dezembro.

Avenida Paulista volta a ficar fechada para veículos

A Avenida Paulista tem extensão de 2,8 km começando na Praça Osvaldo Cruz até a Praça Cordeiro de Farias. Toda a avenida fica fechada no domingo com atrações artísticas e até feira de artesanato. Pontos turísticos incluem o MASP, Japan House e Casa da Rosas.

Leia também: Liberdade, bairro no centro de SP, é eleito um dos 25 melhores destinos turísticos do mundo

Além da Paulista, o bairro da Liberdade também fecha o trânsito para veículos e promove feiras de artesanato e uma feira gastronômica todo domingo. Pontos turísticos incluem o Museu da Imigração Japonesa, o Jardim Oriental e a Casa Lohan.

Ciclovias de lazer estimulam o uso da bike

Segundo a CET, a cidade de São Paulo possui 743,3 km de ciclovias. Dentre esse montante, no domingo são estendidas 120 km de ciclofaixas de lazer que tomam uma faixa da via principal e expandem a capacidade de bicicletas que podem transitar na via.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login