A Bajaj já tem data para estrear no Brasil. A marca indiana de motos fará seu lançamento oficial no País em 14 de dezembro. Durante o evento, a empresa vai apresentar os planos para o mercado brasileiro e, também, as motos Bajaj que chegam às lojas ainda neste ano.
O início das vendas e a chegada oficial da Bajaj estava prevista para acontecer em setembro, mas os planos mudaram. Problemas de logística e outros fatores causaram atrasos, como revelou o diretor da Bajaj do Brasil, Waldyr Ferreira, ao Mobilidade.
Com a proximidade do lançamento oficial da marca no País, os perfis da Bajaj nas principais redes sociais, como Instagram, Facebook e YouTube, tornaram-se mais ativos. Os perfis @bajajdobrasil passaram a publicar posts com informações sobre a história de mais de 70 anos da marca indiana. Destaque também para alguns vídeos sobre ações e viagens com o modelo mais aguardado pelos motociclistas brasileiro, a Dominar 400.
A mais recente publicação no Instagram mostra a viagem de jornalistas e empresários brasileiros, da qual a equipe do Motomotor, o canal de motos do Estadão, fez parte, às instalações da gigante indiana, terceira maior fabricante de motos do mundo, na cidade de Pune. Também já publicamos a informação de que a Bajaj montará suas motos em Manaus (AM), em parceria com a brasileira Dafra.
Em setembro, inclusive, revelamos em primeira mão, as motos da Bajaj que serão vendidas no Brasil, inicialmente. Confira agora, tudo que sabemos sobre a chegada da gigante indiana ao mercado brasileiro.
Terceira maior fabricante de motos no mundo, com 1,6 milhão de unidades vendidas na Índia e 2,2 milhões exportadas para mais de 80 países, no ano fiscal de 2022, a Bajaj terá uma subsidiária brasileira. Chamada de Bajaj do Brasil, a operação no País mostra a importância do mercado nacional para a empresa.
Diferentemente da atuação da marca indiana em outros mercados da América do Sul, onde opera com importadores e representantes locais, a Bajaj produzirá suas motocicletas no País, pelo sistema CKD (completely knocked-down). Isso significa que as motos vêm completamente desmontadas da Índia e serão montadas pela Dafra, na capital amazonense.
A produção das motos Bajaj no Brasil, inclusive, já começou no final de setembro. Indício de que, quando as concessionárias abrirem as portas, haverá motos suficientes para atender a demanda do mercado brasileiro.
Por falar em concessionárias, já existem quatro lojas da Bajaj confirmadas, todas no Estado de São Paulo, pelo menos, por enquanto. A primeira delas, praticamente pronta, é a Marello Motos, em Santo André, região do ABC paulista. Também haverá uma grande loja Bajaj, a VEG Bajaj, na Barra Funda, zona oeste da cidade de São Paulo. Outras duas lojas vão abrir as portas no interior paulista: uma em Campinas e outra em Jundiaí.
Inicialmente, a Bajaj deverá comercializar cinco motos no Brasil. Além da custom Avenger 160, a linha Pulsar terá os modelos de 160 cc e 200 cc, enquanto a linha Dominar chega nas versões de 250 cc e 400 cc. Veja mais detalhes das motos indianas que chegam ao Brasil ainda neste mês.
A Avenger Street 160 tem estilo custom mais moderno. Traz uma pequena carenagem sobre o farol e protetores de bengala. Tem rodas de liga-leve, aro 17, na dianteira, e 15, na traseira. Os freios são a disco, na frente, e a tambor, atrás. Destaque para o sistema ABS de um canal, ou seja, atuando apenas na dianteira.
Seu motor de 160 cc, alimentado por injeção eletrônica, produz 15 cv de potência máxima a 8.500 rpm. O câmbio tem cinco marchas. O tanque tem capacidade para 13 litros.
O modelo deve agradar os fãs de estilo estradeiro, que têm poucas opções de baixa cilindrada. Suas principais concorrentes são as Haojue Chopper e Master Ride, de 150 cc.
A Pulsar é a linha de motos urbanas da Bajaj, mas com estilo mais “esportivo” do que utilitário. A Pulsar NS 160 tem desenho naked e seu conjunto óptico, com um farol trangular, até lembra a última geração da Honda CB 600F Hornet. Mas é nos freios a disco nas duas rodas – com ABS só na dianteira – e a suspensão traseira monoamortecido que diferencia o modelo das concorrentes Honda CG 160 e Yamaha Fazer 150.
Na Índia, a Pulsar NS 160 é concorrente direta da Yamaha FZ-FI, da qual deriva a recém-lançada FZ 15. Isso significa que, apesar de ter 160 cc, o modelo Bajaj não irá brigar diretamente com a CG 160. Portanto, o preço não deve ser baixo, como imaginam muitos consumidores brasileiros. Trata-se de uma naked urbana, com motor de 17,2 cv de potência máxima (2 cv a mais do que a CG) e ciclística superior aos modelos utilitários.
Além de um motor maior (199,5 cm³) e mais potente, com otimistas 24,5 cv a 9.750 rpm, a Pulsar NS 200 tem disco de freio maior, mas mantém o ABS apenas na roda dianteira. Os pneus também são mais largos, dando mais porte à NS 200 que tem o mesmo visual do modelo de 160 cc.
No restante, as especificações também são bastante semelhantes. Tanque de 12 litros, garfo telescópico convencional, na dianteira, e monochoque traseiro, mas com reservatório de gás em separado.
Caso a NS 200 chegue aqui com esse desempenho declarado pela Bajaj, pode até ser uma opção mais acessível a Fazer 250 cc. A marca indiana também tem uma versão de 250 cc da Pulsar, com um design interessante que remete à MT-03. Entretanto, a NS 250 foi renovada recentemente na Índia e deve levar algum tempo até chegar ao Brasil.
Com visual moderno e arrojado, a Dominar 250 vai brigar com as consagradas Honda CB 250F Twister e Yamaha Fazer FZ 25. A naked de 250 cc da marca indiana traz alguns diferenciais.
A começar pelo motor, arrefecido a líquido, com quatro válvulas por cilindro, DOHC, que produz 27 cv a 8.500 rpm – desempenho superior às concorrentes. Seu câmbio tem seis marchas, o que reduz os giros na estrada e ajuda a economizar combustível.
O conjunto ciclístico também chama a atenção. Além do quadro de dupla trave perimetral, as suspensões usam garfo invertido, na dianteira, e monoamortecedor, na balança traseira. As rodas de liga-leve são de 17 polegadas com freio a disco e sistema ABS em ambas. Seu peso em ordem de marcha, contudo, é alto: 180 kg.
Pela capacidade e potência do motor, a Dominar 400 é uma das motos Bajaj mais aguardadas pelos motociclistas brasileiros. Afinal, seria uma das poucas opções nessa faixa de cilindrada e tem especificações dignas de motos maiores, como suspensão invertida, na dianteira, e iluminação full-LED.
O motor de um cilindro e 373,3 cm³ tem refrigeração líquida e deriva da KTM 390 Duke, que também é produzida pela Bajaj na planta de Chakan, na Índia. Capaz de produzir 40 cv de potência a 8.800 rpm é um motor com bom desempenho até para viajar.
Por isso, a Bajaj classifica a Dominar 400 como uma espécie de naked com vocação touring. A marca indiana, inclusive, vende o modelo com diversos acessórios touring, como para-brisa, suporte de malas e protetores de mão, na Índia.
A subsidiária brasileira da Bajaj, porém, ainda não confirmou se a versão que virá ao Brasil terá os mesmos equipamentos de série. Tampouco seu preço. Na Índia, a Dominar 400 custa cerca de R$ 15 mil, o que não significa que terá o mesmo preço por aqui. O preço da Bajaj Dominar 400 no Brasil deve ficar em torno de R$ 30 mil.