Bajaj no Brasil: tudo sobre a marca de motos indiana que chega em dezembro

Dominar 400 deverá ser um dos principais modelos da Bajaj no Brasil. Fotos: Divulgação/Bajaj

05/12/2022 - Tempo de leitura: 6 minutos, 57 segundos

A Bajaj já tem data para estrear no Brasil. A marca indiana de motos fará seu lançamento oficial no País em 14 de dezembro. Durante o evento, a empresa vai apresentar os planos para o mercado brasileiro e, também, as motos Bajaj que chegam às lojas ainda neste ano.

O início das vendas e a chegada oficial da Bajaj estava prevista para acontecer em setembro, mas os planos mudaram. Problemas de logística e outros fatores causaram atrasos, como revelou o diretor da Bajaj do Brasil, Waldyr Ferreira, ao Mobilidade.

Com a proximidade do lançamento oficial da marca no País, os perfis da Bajaj nas principais redes sociais, como Instagram, Facebook e YouTube, tornaram-se mais ativos. Os perfis @bajajdobrasil passaram a publicar posts com informações sobre a história de mais de 70 anos da marca indiana. Destaque também para alguns vídeos sobre ações e viagens com o modelo mais aguardado pelos motociclistas brasileiro, a Dominar 400.

A mais recente publicação no Instagram mostra a viagem de jornalistas e empresários brasileiros, da qual a equipe do Motomotor, o canal de motos do Estadão, fez parte, às instalações da gigante indiana, terceira maior fabricante de motos do mundo, na cidade de Pune. Também já publicamos a informação de que a Bajaj montará suas motos em Manaus (AM), em parceria com a brasileira Dafra.

Em setembro, inclusive, revelamos em primeira mão, as motos da Bajaj que serão vendidas no Brasil, inicialmente. Confira agora, tudo que sabemos sobre a chegada da gigante indiana ao mercado brasileiro.

Bajaj vai montar motos em Manaus

Terceira maior fabricante de motos no mundo, com 1,6 milhão de unidades vendidas na Índia e 2,2 milhões exportadas para mais de 80 países, no ano fiscal de 2022, a Bajaj terá uma subsidiária brasileira. Chamada de Bajaj do Brasil, a operação no País mostra a importância do mercado nacional para a empresa.

Bajaj já começou a montar suas motos em parceria com a Dafra em Manaus (AM) em setembro

 Diferentemente da atuação da marca indiana em outros mercados da América do Sul, onde opera com importadores e representantes locais, a Bajaj produzirá suas motocicletas no País, pelo sistema CKD (completely knocked-down). Isso significa que as motos vêm completamente desmontadas da Índia e serão montadas pela Dafra, na capital amazonense.

A produção das motos Bajaj no Brasil, inclusive, já começou no final de setembro. Indício de que, quando as concessionárias abrirem as portas, haverá motos suficientes para atender a demanda do mercado brasileiro.  

Por falar em concessionárias, já existem quatro lojas da Bajaj confirmadas, todas no Estado de São Paulo, pelo menos, por enquanto. A primeira delas, praticamente pronta, é a Marello Motos, em Santo André, região do ABC paulista. Também haverá uma grande loja Bajaj, a VEG Bajaj, na Barra Funda, zona oeste da cidade de São Paulo. Outras duas lojas vão abrir as portas no interior paulista: uma em Campinas e outra em Jundiaí.

Motos Bajaj que vêm ao Brasil

Inicialmente, a Bajaj deverá comercializar cinco motos no Brasil. Além da custom Avenger 160, a linha Pulsar terá os modelos de 160 cc e 200 cc, enquanto a linha Dominar chega nas versões de 250 cc e 400 cc. Veja mais detalhes das motos indianas que chegam ao Brasil ainda neste mês.

Avenger Street 160

A Avenger Street 160 tem estilo custom mais moderno. Traz uma pequena carenagem sobre o farol e protetores de bengala. Tem rodas de liga-leve, aro 17, na dianteira, e 15, na traseira. Os freios são a disco, na frente, e a tambor, atrás. Destaque para o sistema ABS de um canal, ou seja, atuando apenas na dianteira.

Bajaj Avenger 160 chega para brigar no segmento custom de baixa cilindrada

Seu motor de 160 cc, alimentado por injeção eletrônica, produz 15 cv de potência máxima a 8.500 rpm. O câmbio tem cinco marchas. O tanque tem capacidade para 13 litros.

O modelo deve agradar os fãs de estilo estradeiro, que têm poucas opções de baixa cilindrada. Suas principais concorrentes são as Haojue Chopper e Master Ride, de 150 cc.

Pulsar NS 160

A Pulsar é a linha de motos urbanas da Bajaj, mas com estilo mais “esportivo” do que utilitário. A Pulsar NS 160 tem desenho naked e seu conjunto óptico, com um farol trangular, até lembra a última geração da Honda CB 600F Hornet. Mas é nos freios a disco nas duas rodas – com ABS só na dianteira – e a suspensão traseira monoamortecido que diferencia o modelo das concorrentes Honda CG 160 e Yamaha Fazer 150.

Pulsar NS 160 deverá brigar com a nova Yamaha FZ15

Na Índia, a Pulsar NS 160 é concorrente direta da Yamaha FZ-FI, da qual deriva a recém-lançada FZ 15. Isso significa que, apesar de ter 160 cc, o modelo Bajaj não irá brigar diretamente com a CG 160. Portanto, o preço não deve ser baixo, como imaginam muitos consumidores brasileiros. Trata-se de uma naked urbana, com motor de 17,2 cv de potência máxima (2 cv a mais do que a CG) e ciclística superior aos modelos utilitários.

Pulsar NS 200

Além de um motor maior (199,5 cm³) e mais potente, com otimistas 24,5 cv a 9.750 rpm, a Pulsar NS 200 tem disco de freio maior, mas mantém o ABS apenas na roda dianteira. Os pneus também são mais largos, dando mais porte à NS 200 que tem o mesmo visual do modelo de 160 cc.

Pulsar NS 200 tem motor de 24,5 cv

No restante, as especificações também são bastante semelhantes. Tanque de 12 litros, garfo telescópico convencional, na dianteira, e monochoque traseiro, mas com reservatório de gás em separado.

Caso a NS 200 chegue aqui com esse desempenho declarado pela Bajaj, pode até ser uma opção mais acessível a Fazer 250 cc. A marca indiana também tem uma versão de 250 cc da Pulsar, com um design interessante que remete à MT-03. Entretanto, a NS 250 foi renovada recentemente na Índia e deve levar algum tempo até chegar ao Brasil.

Dominar 250

Com visual moderno e arrojado, a Dominar 250 vai brigar com as consagradas Honda CB 250F Twister e Yamaha Fazer FZ 25. A naked de 250 cc da marca indiana traz alguns diferenciais.

A começar pelo motor, arrefecido a líquido, com quatro válvulas por cilindro, DOHC, que produz 27 cv a 8.500 rpm – desempenho superior às concorrentes. Seu câmbio tem seis marchas, o que reduz os giros na estrada e ajuda a economizar combustível.

Dominar 250 também deve chegar ao País

O conjunto ciclístico também chama a atenção. Além do quadro de dupla trave perimetral, as suspensões usam garfo invertido, na dianteira, e monoamortecedor, na balança traseira. As rodas de liga-leve são de 17 polegadas com freio a disco e sistema ABS em ambas. Seu peso em ordem de marcha, contudo, é alto: 180 kg.

Dominar 400

Pela capacidade e potência do motor, a Dominar 400 é uma das motos Bajaj mais aguardadas pelos motociclistas brasileiros. Afinal, seria uma das poucas opções nessa faixa de cilindrada e tem especificações dignas de motos maiores, como suspensão invertida, na dianteira, e iluminação full-LED.

O motor de um cilindro e 373,3 cm³ tem refrigeração líquida e deriva da KTM 390 Duke, que também é produzida pela Bajaj na planta de Chakan, na Índia. Capaz de produzir 40 cv de potência a 8.800 rpm é um motor com bom desempenho até para viajar.

Dominar 400 tem motor de um cilindro, 373 cm³, que produz 40 cv de potência máxima

Por isso, a Bajaj classifica a Dominar 400 como uma espécie de naked com vocação touring. A marca indiana, inclusive, vende o modelo com diversos acessórios touring, como para-brisa, suporte de malas e protetores de mão, na Índia.

A subsidiária brasileira da Bajaj, porém, ainda não confirmou se a versão que virá ao Brasil terá os mesmos equipamentos de série. Tampouco seu preço. Na Índia, a Dominar 400 custa cerca de R$ 15 mil, o que não significa que terá o mesmo preço por aqui. O preço da Bajaj Dominar 400 no Brasil deve ficar em torno de R$ 30 mil.