Bilhete Único: quanto custa a segunda via do cartão e como emitir
Confira o valor e os procedimentos necessários para a emissão da segunda via do Bilhete Único
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Que o Bilhete Único faz parte do nosso dia a dia, isso todo mundo já sabe. É por meio dele que nos deslocamos para o trabalho, para a escola ou faculdade, para um encontro com os amigos ou familiares, entre outros motivos.
O Bilhete Único permite, além do acesso ao sistema de transpote sobre rodas da capital paulista, integração com diversas linhas de metrô e e trens metropolitanos.
Sendo assim, casos de perda, roubo, extravio ou quando ocorre uma falha, ao usuário tem a rotina totalmente comprometida. Neste caso, recomenda-se solicitar a segunda via do cartão de transporte personalizado.
Confira aqui as dicas do Mobilidade Estadão sobre como solicitar a segunda via do seu Bilhete Único.
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Bilhete Único: Como emitir a segunda via?
Se você perdeu o bilhete, foi roubado(a), ele foi extraviado ou apresenta algum defeito, o melhor é comparecer a um Posto de Atendimento da SPTrans, apresentar um documento oficial válido e com foto para cancelar o cartão e pedir uma segunda via.
Para este processo cobra-se uma taxa no valor de R$ 35 (com pagamento em dinheiro), o equivalente a 7 tarifas de ônibus vigentes na capital paulista. A emissão do cartão é feita na hora. Também existe outra forma de solicitar a segunda via por meio do telefone 156.
Neste caso, após o registro do cancelamento pela central de atendimento, o titular do cartão deve aguardar 72 horas (ou 3 dias úteis) para comparecer a um posto da SPTrans para retirar o novo cartão.
Agora, se nas situações citadas o cartão tem saldo restante, os valores serão restituídos também após o prazo de 72 horas. Não é necessário apresentar Boletim de Ocorrência.
Quem não precisa pagar segunda via do Bilhete Único?
O usuário que utiliza gratuidade do Bilhete Único Comum Personalizado e possui entre 60 a 64 anos está isento da taxa de R$ 35 (sete tarifas vigentes). A mesma isenção é válida quando ocorre defeito de fabricação do cartão.
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Saiba onde ficam os Postos de Atendimento da SPTrans
Existem vários postos de atendimento da SPTrans em diversos bairros da capital paulista. Todos funcionam das 6h às 22h. Confira alguns deles:
- Terminal Água Espraiada;
- Terminal A.E. Carvalho;
- Terminal Aricanduva;
- Terminal Bandeira;
- Terminal Campo Limpo;
- Terminal Capelinha;
- Terminal Cidade Tiradentes;
- Terminal Grajaú;
- Terminal Guarapiranga;
- Terminal Lapa;
- Terminal Pinheiros;
- Terminal Pirituba;
- Terminal Parque Dom Pedro;
- Terminal Sacomã;
- Terminal Santo Amaro;
- Terminal São Miguel;
- Terminal Sapopemba;
- Terminal Vila Carrão;
- Terminal Vila Nova Cachoeirinha;
- Terminal Vila Prudente;
- Terminal Varginha.
Além destes, consulte os outros Postos de Venda e Atendimento. Se você mora em outra região, ligue para a CPTM nos números: 0800 055 0121 (das 5h às 22h — sábado, das 6h às 18h) ou pelo número 0800 011 0156 (Atendimento 24h).
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