A BMW comemorou, em 23 de junho, a produção da milionésima GS equipada com motor boxer, ou seja, com dois cilindros opostos. A fabricante alemã também aproveitou a efeméride para confirmar o lançamento da nova R 1300 GS, futura geração da famosa moto aventureira.
Embora não tenha divulgado detalhes técnicos da nova GS, a BMW confirmou os rumores de que o modelo terá um motor maior, de 1.300 cc. O lançamento mundial da nova R 1300 GS acontecerá em 28 de setembro. Mesma data da inauguração do BMW Motorrad Welt, um novo museu dedicado às motocicletas centenárias da marca bávara, em Berlim (Alemanha).
Não por acaso, o anúncio do lançamento da R 1300 GS aconteceu justamente quando a 1.000.000ª GS equipada com um motor boxer saiu da linha de produção da fábrica de Berlim-Spandau. Afinal, a GS com dois cilindros opostos nasceu em 1980 como R 80 G/S. Até hoje, segue como um dos modelos mais vendidos da marca alemã em todo o mundo. A versão escolhida para comemorar a milionésima GS foi uma R 1250 GS Triple Black.
A nova R 1300 GS também deverá vir ao Brasil, pois a bigtrail também ocupa o posto de moto BMW mais vendida no País. Apesar de não ter divulgado mais informações, fotos vazadas na internet dão dicas de como será a futura geração da GS. Além do motor maior e mais potente, a GS de 1.300 cc deverá trazer novas tecnologias, como radar. Contudo, as fotos mostram que a bigtrail irá manter sua essência: omotor boxer e a transmissão final por eixo-cardã.