A BMW confirmou a chegada da F 900R ao Brasil em janeiro de 2023. O novo modelo tem estilo naked e começa a ser produzida no País já em novembro. A novidade encabeça a lista de sete novas motos prometidas pela marca alemã para o mercado brasileiro até 2025.
Para ampliar seu line-up e manter a liderança do segmento premium, o grupo BMW anunciou, recentemente, investimento de R$ 50 milhões na sua fábrica de Manaus (AM). O montante vai ampliar a capacidade produtiva da planta, que produzirá a nova F 900R e os futuros lançamentos.
Apresentada no Salão de Milão, em 2019, a nova BMW F 900R usa motor de dois cilindros e arrefecimento líquido, que produz 85 cv de potência máxima. O bicilíndrico paralelo é derivado das aventureiras F 750 GS e F 850 GS, porém com um aumento de cilindrada – passou de 853 cm³ para 895 cm³.
Apesar da maior capacidade, o motor da F 900R “nacionalizada” produz menos potência do que a versão vendida na Europa, que tem 105 cv. O motivo é mesmo de suas irmãs aventureiras. Para atender aos níveis de emissão de ruídos da legislação brasileira, que são diferentes da europeia, a BMW tem de reduzir o desempenho do propulsor para homologar o modelo no mercado nacional.
Como rende menos do que a versão europeia, o motor da nova F 900R com 85 cv de potência máxima a 8.500 rpm tem desempenho inferior até do que outros modelos de menor capacidade cúbica. Caso da Honda CB 650R, que usa motor de quatro cilindros e 649 cm³, mas produz 88,4 cv de potência.
Com design “dinâmico” e esportivo, segundo a BMW, a nova F 900R aposta em linhas angulosas, que deixam o motor à mostra. Destaca-se também seu farol excêntrico de LED e o acabamento premium, com diversos componentes usinados e forjados.
Com chassi de aço, a naked conta com garfo telescópico invertido, na dianteira, e balança traseira monoamortecida. As rodas, de liga-leve, são de 17 polegadas e calçam pneus sem câmara.
Já os freios usam discos duplos, na frente, e um simples, atrás, com pinças da grife Brembo. Para aumentar a segurança, a nova moto da BMW conta com ABS de série.
Além do sistema antitravamento dos freios, a F 900R ainda oferece dois modos de pilotagem: rain (chuva) e road (estrada). Os modos também são responsáveis por ajustar a atuação do controle de tração.
Na parte eletrônica, vale citar ainda o painel com tela TFT colorida de 6,5 polegadas. Personalizável, ou seja, o piloto pode escolher as informações exibidas pela tela, o painel oferece conexão com o smartphone por Bluetooth para navegação, com uso do app BMW Motorrad Connected. Ligações e reprodução de música também são possíveis, porém é preciso um capacete com sistema de comunicação da marca alemã.
De acordo com a BMW, a nova naked chega ao Brasil e duas versões: Sport, disponível na cor preta metálica, e Sport+, na cor Racing Blue. A F 900R Sport+ tem como diferenciais, além da cor, sistema de partida sem chave (keyless) e spoiler do motor. A versão sport+ também tem um pacote eletrônico, mais sofisticado, com controle de tração dinâmico (DTC), ajuste de freio motor (MRS), assistente de troca de marchas e mais modos de pilotagem. Os preços, contudo, ainda não foram divulgados.