A BMW revelou o protótipo M 1000XR que dá pistas de como será a nova moto aventureira esportiva da marca alemã. Baseada na S 1000XR, a a nova BMW M 1000XR terá diversos itens da divisão Motorsport, como denuncia a letra “M” em seu nome. Após o lançamento da M 1000 R e da M 1000 RR, o novo modelo será o terceiro da linha M na linha da BMW.
Com a proposta de ser uma esportiva para longas viagens, a BMW M 1000XR usa um motor de quatro cilindros com comando de válvulas variável. Pesando apenas 223kg, a aventureira esportiva tem 202 cv de potência máxima e pode chegar a 280km/h de velocidade máxima.
Apresentada como parte das comemorações de 100 anos da BMW, a nova M 1000XR deve chegar às lojas em breve. Embora seja um protótipo, o modelo traz diversos itens M para ter um desempenho superior.
Para parar toda a potência do motor de 1.000 cc, a nova aventureira esportiva usa os mesmos freios das motos BMW que disputam o Campeonato Mundial de Superbike. Além da tecnologia na parte ciclística, a aerodinâmica também foi um item fundamental nas especificações para o desenvolvimento do protótipo M XR.
A nova M XR recebeu winglets a fim de garantir mais estabilidade, mesmo em altas velocidades, apesar do aumento da potência do motor. Eles servem principalmente para obter o melhor contato possível entre as rodas e a pista – especialmente ao acelerar.
Há outros atributos eletrônicos para que o modelo possa obter o máximo de desempenho que a BMW não revelou. De acordo com a marca alemã, mais informações sobre a M 1000 XR serão divulgadas ao longo deste ano.