A BMW apresentou uma nova scooter elétrica conceito, que deve estrear na IAA Mobility 2021, evento de mobilidade que acontece, neste ano, em Munique (Alemanha), entre 7 e 12 de setembro. Batizada de CE 02, a pequena scooter tem design minimalista para atrair jovens que procuram um meio de locomoção prático e de baixo impacto ambiental.
“O conceito CE 02 apresenta novas proporções e formas modernas de mobilidade individual em um ambiente urbano. Além disso, queríamos alcançar um nível de inovação de design que não tínhamos alcançado antes. O uso era importante, mas acima de tudo o componente emocional era crucial, assim como a diversão de pilotar”, explica Edgar Heinrich, Diretor de Design da BMW Motorrad.
Com as suas dimensões compactas e proporções juvenis, também atrai claramente um novo público-alvo: pessoas com 16 anos ou mais, que nunca andaram de moto mas estão abertas a novas experiências, tecnologia inteligente e, acima de tudo, a combinar mobilidade com diversão. Como um veículo elétrico leve pesando cerca de 120 kg, a scooter conceito BMW CE 02 é ideal para uso urbano.
Com rodas de 15 polegadas em forma de disco, ou seja, fechadas, a scooter conceito CE 02 tem assento plano e baixo, para atrair até quem nunca andou de moto. A CE 02 ainda conta com elásticos na coluna de direção, para transportar coisas do dia a dia. Já as pedaleiras tem formato de um suporte, que serve até para carregar o skate, que pode funcionar como apoio para os pés nesse caso.
O design purista revela detalhes de alta qualidade e refinamentos técnicos em uma inspeção mais detalhada. A luz é fornecida por um farol quadrado preto com quatro elementos de LED distintos como faróis dianteiros. A luz traseira é composta por duas pequenas folhas de LED translúcidas que são fixadas à esquerda e à direita do banco traseiro.
Equipada com motor elétrico de 11 kW (cerca de 14 cv), a CE 02 pode chegar a até 90 km/h. A bateria, embora não tenha sido especificada, deverá oferecer autonomia para 90 quilômetros no uso urbano.
Os 11 kW de potência e o torque de 85 Nm permitem uma aceleração rápida nos semáforos. A velocidade máxima de 90 km/h e sua autonomia tornam mais fácil ir de A a B – e de volta – mesmo no trânsito intenso da cidade, de acordo com a marca.
Uma pequena tela colorida no guidão fornece funcionalidade básica de exibição: a o painel é conectado por meio de um chicote de cabos visível com o objetivo de ressaltar a tecnologia e a modernida da CE 02.
Em combinação com as rodas de disco e o braço oscilante de um lado, os elementos exibidos, como a correia de transmissão, o guidão e o garfo, enfatizam o caráter urbano e moderno da moto-conceito em detalhes.
A scooter elétrica BMW CE 02 será uma das atrações da BMW na IAA Mobility 2021, o antigo salão de automóveis que se transformou em um evento focado na mobilidade urbana. Antes realizado em Frankfurt, a edição deste ano acontecerá em Munique.
Apesar de ainda ser um conceito, a scooter CE 02 já tem formas bem próximas de um modelo pronto para a produção final. O mesmo ocorreu com a CE 04, scooter maior que surgiu como o conceito Definition CE 04 em 2020, mas virou realidade neste ano.
Tudo indica que deverá acontecer o mesmo com a nova CE 02, que tem motor menos potente, menor autonomia e deve ser mais acessível do que sua irmã elétrica maior, que deverá custar cerca de 11 dólares (algo em torno de R$ 60 mil).
Parece que, finalmente, a marca alemã acordou para o mercado de motos e scooters elétricas. Tão engajada na eletrificação da frota em quatro rodas, a BMW ainda tem poucos modelos de duas rodas elétricos. A BMW C Evolution, vendida desde 2012 na Europa, era até então a única scooter elétrica da marca bávara. Será que, em breve, veremos uma moto elétrica com o logo da hélice estilizada?