Mobilidade para quê?

BMW mostra nova scooter elétrica conceito que tem até suporte para levar o skate

Novo CE 02 tem suporte para encaixar a prancha de rodinhas, que serve também como apoio para os pés. Motor de 11 kW chega a 90 km/h e autonomia da bateria é de quase 100 quilômetros

3 minutos, 55 segundos de leitura

02/09/2021

Por: Arthur Caldeira

Nova scooter conceito da BMW é focada em jovens e pessoas que nunca andaram de moto. Fotos: Divulgação / BMW

A BMW apresentou uma nova scooter elétrica conceito, que deve estrear na IAA Mobility 2021, evento de mobilidade que acontece, neste ano, em Munique (Alemanha), entre 7 e 12 de setembro. Batizada de CE 02, a pequena scooter tem design minimalista para atrair jovens que procuram um meio de locomoção prático e de baixo impacto ambiental.

Apoio para os pés do condutor vira suporte para carregar o skate

“O conceito CE 02 apresenta novas proporções e formas modernas de mobilidade individual em um ambiente urbano. Além disso, queríamos alcançar um nível de inovação de design que não tínhamos alcançado antes. O uso era importante, mas acima de tudo o componente emocional era crucial, assim como a diversão de pilotar”, explica Edgar Heinrich, Diretor de Design da BMW Motorrad.

Design minimalista

Com as suas dimensões compactas e proporções juvenis, também atrai claramente um novo público-alvo: pessoas com 16 anos ou mais, que nunca andaram de moto mas estão abertas a novas experiências, tecnologia inteligente e, acima de tudo, a combinar mobilidade com diversão. Como um veículo elétrico leve pesando cerca de 120 kg, a scooter conceito BMW CE 02 é ideal para uso urbano.

Rodas têm 15 polegadas e são fechadas, em formato de disco

Com rodas de 15 polegadas em forma de disco, ou seja, fechadas, a scooter conceito CE 02 tem assento plano e baixo, para atrair até quem nunca andou de moto. A CE 02 ainda conta com elásticos na coluna de direção, para transportar coisas do dia a dia. Já as pedaleiras tem formato de um suporte, que serve até para carregar o skate, que pode funcionar como apoio para os pés nesse caso.

O design purista revela detalhes de alta qualidade e refinamentos técnicos em uma inspeção mais detalhada. A luz é fornecida por um farol quadrado preto com quatro elementos de LED distintos como faróis dianteiros. A luz traseira é composta por duas pequenas folhas de LED translúcidas que são fixadas à esquerda e à direita do banco traseiro.

Velocidade máxima de 90km/h

Equipada com motor elétrico de 11 kW (cerca de 14 cv), a CE 02 pode chegar a até 90 km/h. A bateria, embora não tenha sido especificada, deverá oferecer autonomia para 90 quilômetros no uso urbano.

Bateria promete autonomia de até 90 quilômetros

Os 11 kW de potência e o torque de 85 Nm permitem uma aceleração rápida nos semáforos. A velocidade máxima de 90 km/h e sua autonomia tornam mais fácil ir de A a B – e de volta – mesmo no trânsito intenso da cidade, de acordo com a marca.

OFERTAS 0KM

Uma pequena tela colorida no guidão fornece funcionalidade básica de exibição: a o painel é conectado por meio de um chicote de cabos visível com o objetivo de ressaltar a tecnologia e a modernida da CE 02.

Motor elétrico tem cerca de 14 cv (11 kW) e transmissão final é feita por correia

Em combinação com as rodas de disco e o braço oscilante de um lado, os elementos exibidos, como a correia de transmissão, o guidão e o garfo, enfatizam o caráter urbano e moderno da moto-conceito em detalhes.

CE 02 pode virar realidade

A scooter elétrica BMW CE 02 será uma das atrações da BMW na IAA Mobility 2021, o antigo salão de automóveis que se transformou em um evento focado na mobilidade urbana. Antes realizado em Frankfurt, a edição deste ano acontecerá em Munique.

Painel minimalista tem fiação aparente para destacar a tecnologia

Apesar de ainda ser um conceito, a scooter CE 02 já tem formas bem próximas de um modelo pronto para a produção final. O mesmo ocorreu com a CE 04, scooter maior que surgiu como o conceito Definition CE 04 em 2020, mas virou realidade neste ano.

Tudo indica que deverá acontecer o mesmo com a nova CE 02, que tem motor menos potente, menor autonomia e deve ser mais acessível do que sua irmã elétrica maior, que deverá custar cerca de 11 dólares (algo em torno de R$ 60 mil).

Com formas quase definitivas, nova BMW CE 02 deve virar realidade em breve

Parece que, finalmente, a marca alemã acordou para o mercado de motos e scooters elétricas. Tão engajada na eletrificação da frota em quatro rodas, a BMW ainda tem poucos modelos de duas rodas elétricos. A BMW C Evolution, vendida desde 2012 na Europa, era até então a única scooter elétrica da marca bávara. Será que, em breve, veremos uma moto elétrica com o logo da hélice estilizada?

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários

Você precisa estar logado para comentar.
Faça o login