Ônibus elétricos da CRRC EV apresentados no evento Bus World Europe 2025. Foto: Divulgação
No evento da Bus World Europe, que começou no dia 4 de outubro e vai até hoje (9) em Bruxelas, na Bélgica, a CRRC Eletric Vehicle Company (CCRC EV) apresentou dois novos modelos de ônibus elétricos que possuem Inteligência Artificial integrada ao seu sistema.
O modelo totalmente elétrico EU12C foi projetado para viagens de alto padrão, combinando uma potencial de transmissão de energia de 800 V com 480 kW de potência máxima. Sua arquitertura interna permite uma autonomia de até 550 km com uma única carga.
Leia também: Frota de ônibus elétricos de São Paulo cresce 70% em 2025, chegando a 789 veículos
Já o modelo ED12 é um ônibus urbano de dois andares que pode transportar até 126 passageiros, oferecendo até 560 km de autonomia dentro das cidades. A carroceria, segundo os chineses, é feita de um material resistente com liga de alumínio, prometendo uma vida útil de até 20 anos.
Através de um sistema centralizado que integra IA, IoT e big data que oferecem detecção, transmissão, análise e aplicação, os ônibus são cabazes de ter um gerenciamento preciso e melhor tomada de decisões em tempo real no trânsito.
Leia mais: BYD instala bateria Blade em ônibus elétrico de transporte coletivo
Os veículos são mais um aditivo da liderança da CRRC em sistemas de veículos comerciais com energia renovável e limpa. O setor “vento-solar-hidrogênio-veículo” da empresa gera anualmente cerca de 32,5 bilhões de quilowatt-hora de energia limpa, além de reduzir 40 milhões de toneladas de CO₂. A missão da empresa segundo suas diretrizes, é inovar e integrar o trasnporte urbano mais ecológico e inteligente em todo o mundo.
As principais marcas, que junto com a CRRC EV, estão mais avançadas no desenvolvimento de ônibus elétricos autônomos são a Volvo e Scania. A integração desses transportes à um hub inteligente nas cidades é o próximo desafio do trasnporte urbano no mundo, com a promessa de reduzir emissões e trânsito.