BusCo: conheça nova empresa de viagens rodoviárias interestaduais
Modelo de negócios é similar ao da Buser e FlixBus, com oferta de viagens mais baratas e serviço terceirizado; empresa começará a operar em agosto

A mobilidade rodoviária brasileira ganha um novo nome com a chegada da BusCo. Fruto de uma parceria entre os grupos Águia Branca e JCA, a mobitech low-cost (empresa de tecnologia em mobilidade de baixo custo) promete oferecer viagens interestaduais com tecnologia avançada, preços mais competitivos e foco na experiência do usuário.
Leia também: Transição energética. Viagem de São Paulo a Santos já pode ser feita com ônibus elétrico
Com investimento inicial de R$ 50 milhões, a plataforma digital inicia suas operações em agosto, com expectativa de atingir R$ 100 milhões em receita no primeiro ano. A proposta da BusCo segue o modelo de marketplace, em que a empresa atua como intermediadora digital. Portanto, as viagens ocorrem por meilo de empresas parceiras.
A estreia será com rotas ligando cidades como São Paulo, Vitória, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, utilizando uma frota inicial com mais de 40 ônibus. Entre as empresas parceiras estão nomes conhecidos como Águia Branca, Cometa, 1001 e Catarinense.
Empresa de viagens com tecnologia para usuários e viações
Conforme o CEO Cláudio Souza, a plataforma foi criada do zero em apenas quatro meses, com foco em eficiência, usabilidade e automação. Aliás, toda a precificação é feita por algoritmos que consideram a concorrência, demanda e tendências de mercado. “A gente monitorou e desenvolveu um sistema que consegue prever aumento de demanda em função de eventos e até mesmo do aumento do preço de passagens aéreas”, explica.
Um dos principais diferenciais é o uso de geolocalização em tempo real, pontua Souza. Ao embarcar, o passageiro recebe um link para acompanhar o trajeto e pode compartilhá-lo com amigos ou familiares. Dessa forma, a previsão é que o sistema funcione quase em tempo real, com atualizações constantes. “Nosso passageiro vai saber a hora prevista de chegada ao destino, o que ajuda muito em caso de imprevistos na estrada”, afirma o executivo.
Do ponto de vista do consumidor, a BusCo também planeja integrações futuras com outros modais, como apps de transporte e reservas de hotel. Para o CEO, a ideia é acompanhar o cliente desde a saída de casa até o pós-desembarque. “Queremos ser mais que uma plataforma de passagens. Vamos ajudar a planejar toda a jornada”.
Pontos de embarque fora das rodoviárias
Em cidades como Vitória, por exemplo, a partida será feita na Praça do Papa. Já em São Paulo, há opções no Terminal Tietê e também em hotel na região da Barra Funda. Em Belo Horizonte, o embarque ocorre em hotel no bairro Lourdes, e no Rio de Janeiro, na Barra da Tijuca.
De acordo com Souza, a escolha dos pontos leva em conta a comodidade do cliente e a segurança do local. “Não embarcamos em pontos improvisados. Priorizamos locais bem iluminados, com infraestrutura e segurança, como hoteis parceiros”.
Canais de venda e atendimento da empresa de viagens
O site é atualmente o principal canal de vendas da BusCo. Contudo, a empresa planeja lançar seu aplicativo entre agosto e setembro. O foco, no entanto, está na experiência conversacional: o atendimento e a compra de passagens serão possíveis via WhatsApp e outras plataformas como Instagram Messenger e até assistentes de IA. “Queremos estar onde o consumidor está, com uma experiência fluida, simples e acessível”, diz o CEO.
Foco em padrão e frota renovada
De acordo com Souza, os ônibus devem ter, no máximo, dez anos de uso. A maioria dos veículos é do tipo double deck (dois andares) e passa por avaliações de limpeza, conforto e manutenção. “A experiência do cliente precisa ser positiva do início ao fim. Uma boa plataforma não adianta se o ônibus não oferece qualidade”, resume Souza.
Descarbonização e sustentabilidade
Embora não opere frotas próprias, a empresa estuda parcerias e tecnologias que possam reduzir a pegada de carbono. Conforme o CEO, ainda há desafios técnicos para aplicação de ônibus 100% elétricos em rotas interestaduais, mas alternativas como a tecnologia Euro 6 estão no radar.
“Somos entusiastas de soluções sustentáveis. Assim que for viável operar com frotas eletrificadas ou mais limpas, estaremos prontos para apoiar nossas parceiras”, afirma.
Expansão das rotas
Após a estreia em 1º de agosto, com viagens entre São Paulo, Vitória e Belo Horizonte, a BusCo expandirá sua atuação ao longo do primeiro mês. Estão previstas conexões entre cidades como Rio de Janeiro, Campinas, Curitiba, Florianópolis, Balneário Camboriú, Teixeira de Freitas, Governador Valadares, Cabo Frio, Juiz de Fora, Londrina, Maringá e São José do Rio Preto. A empresa espera atender todo o território nacional.
“A viagem inaugural é o começo de um projeto ambicioso. Queremos transformar a forma como o brasileiro viaja de ônibus, com tecnologia, segurança, conforto e preços mais acessíveis”, conclui o CEO.
Leia também: Ônibus aquático público de Veneza ganha motor híbrido e corta emissões de gases
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários