A Buser iniciou sua atuação no Nordeste, em setembro do ano passado, interligando 27 cidades. Cinco meses depois, as rotas oferecidas pela empresa já envolvem quase 100 municípios nos nove Estados, totalizando 470 trechos. O número de passageiros transportados saltou de 6 mil pessoas no primeiro mês para quase 40 mil em janeiro.
São evidências de que as vantagens oferecidas pela maior plataforma de intermediação de viagens de ônibus do Brasil vêm sendo rapidamente reconhecidas e adotadas pelo público do Nordeste. Além do preço atraente, que chega a menos da metade do valor cobrado pelas viações convencionais, as rotas são mais rápidas do que as oferecidas pela concorrência.
Evitar o chamado “pinga-pinga” é parte importante da qualidade dos serviços proporcionados pela Buser nessa região. Nas viagens das empresas que já operavam nos Estados do Nordeste, a média é de nove paradas, podendo alcançar 14 paradas em alguns casos. Nas rotas disponíveis pela plataforma, a média fica abaixo de três paradas por viagem, chegando no máximo a cinco.
O plano da Buser é continuar expandindo a presença na região, aumentando o número de cidades atendidas e as opções de ligações entre elas. Como marco dessa estratégia de aproximação, a empresa se tornou patrocinadora da edição 2022 da Copa do Nordeste, principal torneio regional de futebol do País.
Reunindo 16 clubes, o torneio tem o bem-humorado apelido de Lampions League, trocadilho que faz referência a Lampião e à Champions League, o principal torneio europeu de clubes. Com a cota de patrocínio, a Buser levará ações de ativação a todas as partidas da competição transmitidas pela TV aberta (canal SBT) e pela TV fechada (Fox e PPV), além do NordesteFC Sportingbet, plataforma de streaming própria do campeonato, uma espécie de pay-per-view do torneio.
Uma amostra dessas ações ocorreu na partida de abertura do torneio, realizada dia 22 de janeiro, em Maceió (AL), entre o CRB, clube local, e o Sport, de Recife (PE). Um ônibus inflável rosa – a cor da Buser – acompanhou a entrada dos jogadores em campo.
A ligação com essa grande paixão popular brasileira, o futebol, é vista pelos gestores da Buser como um caminho natural para uma empresa que vem democratizando o transporte no País. “É uma grande alegria estar perto dos clubes e das torcidas”, diz o cofundador da startup Marcelo Vasconcellos.
Logo no início das atividades, em 2019, a empresa patrocinou o Flamengo, no Rio. No ano passado, fechou parcerias com os clubes mineiros Cruzeiro e Galo (Atlético Mineiro), os dois maiores do estado. Foi com a marca da Buser estampada no uniforme que o Atlético se tornou campeão brasileiro de 2021, título que não conquistava havia 50 anos.
“O futebol é movido pela paixão, e para nós é uma grande alegria poder contribuir com esse movimento, além de ajudar na democratização do transporte”, afirma Marcelo. A Buser promete agitar a Lampions League e levar ações que combinem com o perfil do público. “A plataforma chegou por lá não faz muito tempo, então ainda estamos conhecendo o mercado. Queremos conquistar os clientes mostrando que dá para viajar de ônibus de um jeito novo e muito mais acessível”, acrescenta o executivo.