Carros conceito revelam tendências dos veículos elétricos

Foto: Divulgação Lexus

13/06/2021 - Tempo de leitura: 8 minutos, 18 segundos

Show cars são carros conceito com design bem rebuscado e futurista que, geralmente, são colocados nos estandes das montadoras nos salões dos automóveis para chamar atenção do público. Mas atrair o interesse das pessoas não é a única tarefa desses veículos, que ainda não existem de verdade. Eles também são cobaias para expressar como as fabricantes vislumbram tendências que poderão ser adotadas daqui a alguns anos. É claro que algumas ideias não saem do papel; porém, quase sempre as marcas tiram proveito de algumas soluções técnicas, estéticas e tecnológicas apresentadas nos conceitos, quer sejam SUVs, quer sejam picapes, sedãs ou hatchs.

Nos últimos anos, os show cars incorporaram também o sistema de motorização elétrico. Os departamentos de engenharia e design das empresas buscam as melhores combinações de forma e conteúdo, ou seja, de propulsão elétrica e uma carroceria mais apropriada para acomodar os módulos das baterias. Esses estudos são realizados nos carros conceitos que, no curto e médio prazos, podem se tornar realidade. Hoje, quase todas as fabricantes criam veículos elétricos experimentais para avaliar possibilidades e descobertas.

São veículos valentes para enfrentar percursos off-road, compactos que transformam o habitáculo em sala de estar, carros que podem ser “construídos” pelo usuário, esportivos com desempenho parecido ao de motor a combustão e até modelos divertidos que enviam saudações aos pedestres. Confira, a seguir, dez exemplos de show cars elétricos que, um dia, você poderá ver rodando nas ruas.

Audi AI: Trail Quattro

O Audi AI: Trail Quattro é um estudo da montadora alemã para os veículos off-road. Ele roda com quatro motores elétricos que, trabalhando juntos, geram 320 kW de potência, o equivalente a 435 cv. Como tem um motor para cada roda, o AI: Trail dispensa diferenciais que aumentam o peso do carro e consomem mais energia. Feito de uma mistura de aço, alumínio e fibra de carbono, o veículo pesa 1.750 quilos. Segundo a Audi, o AI: Trail chega a 130 km/h de velocidade máxima e sua autonomia fica entre 400 e 500 quilômetros na estrada. Em condições de uma trilha fora de estrada, porém, o número cai para 250 quilômetros. Ele mede 4,15 metros de comprimento, 2,15 de largura e 1,67 de altura, além de ter enormes rodas de 22 polegadas e pneus largos de 850 mm, preparados para encarar a terra. 

Foto: Divulgação Audi

BMW iX

O BMW iX é uma nova interpretação de design, sustentabilidade, versatilidade e luxo da marca alemã, que planeja colocá-lo em produção no segundo semestre. O SUV contém as mais recentes inovações nas áreas de eletrificação, direção autônoma e conectividade. O motor de 408 cv de potência trabalha com a bateria de 95 kWh e entrega autonomia de 600 quilômetros. A aceleração de 0 a 100 km/h pode ser completada em cinco segundos. O BMW iX tem carroceria leve, composta por materiais naturais e reciclados. Os módulos da bateria são projetados como parte de um ciclo de recursos de longo prazo, permitindo alto nível de reaproveitamento. Os elementos empregados para o desenvolvimento das células da bateria e a bateria de alta tensão vêm exclusivamente de fontes renováveis.

Foto: Divulgação BMW

Citroën Ami

O Ami é um representante da Citroën para os desafios da mobilidade urbana. Dotado de motor 100% elétrico, ele se adaptou aos novos padrões de consumo para ficar ainda mais próximo dos clientes da marca francesa. Com autonomia de 75 quilômetros e velocidade máxima de 45 km/h, o Ami é adequado para viagens curtas pela cidade. A bateria de íon de lítio de 5,5 kWh é carregada em apenas três horas por um cabo embutido no veículo e conectado a um soquete de 220 V. A operação é tão simples quanto carregar um smartphone. O Ami é um veículo ultracompacto, que mede 2,41 metros de comprimento, 1,39 de largura e 1,52 de altura. As rodas de 14 polegadas foram especialmente posicionadas nas extremidades, aumentando a capacidade de manobra.

Foto: Divulgação Citroën

Fiat Concept Centoventi

Não é à toa que o Fiat Concept Centoventi já foi comparado a peças de Lego. Afinal, ele pode ser construído conforme o desejo do cliente. Exceto cinco elementos que são instalados somente pela fabricante (para-choque, teto em policarbonato, quadro de instrumentos, baterias e tampa traseira digital), outros 114 itens são desenhados pela Mopar – divisão de acessórios da Fiat. O Centoventi traz conjunto de baterias modulares que oferece grande flexibilidade de uso. Como padrão, sai de fábrica com uma bateria para rodar 100 quilômetros. Se precisar de mais autonomia, o motorista tem a opção de comprar ou alugar até três baterias extras, localizadas debaixo do assoalho. Ideal para uso individual, o Centoventi também é indicado para frotas comerciais, graças à facilidade de consertos e manutenção.

Foto: Divulgação Fiat

Honda Urban EV Concept

O Honda Urban EV Concept é um compacto apropriado para as grandes cidades. A dianteira e a traseira são equipadas com telas que mostram mensagens e saudações aos pedestres. O interior, semelhante a uma sala de estar, é moderno e confortável e dispõe do sistema “Honda Automated Network Assistant”, que assimila as preferências do motorista. Por meio de um display, o Urban EV Concept fornece ao usuário sugestões importantes, realizando uma comunicação natural envolvendo condutor e veículo. Isso mostra a visão da fabricante sobre a nova relação entre pessoas e automóveis. “Um carro que está mais perto das pessoas e da vida”, define a marca. O Honda Urban EV Concept inspirou o modelo Honda-e, que se destaca pela proposta de veículos elétricos urbanos, com design exclusivo e recursos de conectividade.

Foto: Divulgação Honda

Lexus LF-30 Electrified

A primeira geração de veículos elétricos está nas ruas, mas a Lexus – divisão de automóveis de luxo da Toyota – já pensa na segunda onda. O Lexus LF-30 Electrified exprime a visão da marca para seus futuros veículos com propulsão elétrica. Revelado no Salão de Tóquio em 2019, o conceito apresenta um exterior futurista e design que preserva, por exemplo, a grade dianteira, que é uma assinatura dos modelos atuais da Lexus. O interior inovador aproveita as tecnologias de direção autônoma. Equipado com quatro motores elétricos, um para cada roda, o LF-30 Electrified oferece uma experiência dinâmica surpreendente. Segundo a montadora, o esportivo tem 500 quilômetros de autonomia e acelera de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos.

Foto: Divulgação Lexus

Mini Vision Urbanaut

O Mini Vision Urbanaut é uma nova interpretação da distribuição do espaço interno. Os designers criaram a experiência interior de conforto, usando plantas baixas, peças de mobiliário e maquetes de madeira para fornecer uma indicação de tamanho. Em seguida, eles se valeram da realidade virtual aumentada, a fim de criar um modelo digital. Com 4,46 metros de comprimento, o Mini Vision Urbanaut tem habitáculo que pode ser usado de maneiras diferentes, chamadas de Chill, Wanderlust e Vibe. No modo Chill, o carro se torna uma espécie de retiro, onde os passageiros podem relaxar ou trabalhar. O Wanderlust é o único momento em que o Vision Urbanaut está sendo dirigido e, no Vibe, o carro se transforma em ambiente para reunião de amigos.

Foto: Divulgação Mini

Nissan IMk

O carro conceito Nissan IMk reúne design elegante, tecnologias de ponta e boa aceleração da motorização elétrica em uma carroceria compacta. O modelo dá pistas sobre a linguagem estilística dos futuros veículos elétricos da Nissan. Para atender às exigências dos clientes em termos de conectividade e condução ágil, a Nissan desenvolveu um monovolume urbano funcional, construído sobre a nova plataforma de carros elétricos da montadora japonesa. Equipado com o pacote ProPilot, tecnologias avançadas de assistência à condução e recursos que permitem conectividade ininterrupta, o IMk demonstra como deverão ser o visual e as sensações proporcionadas pelos carros com foco em um uso dentro das cidades.

Foto: Divulgação Nissan

Renault 5

Com o Renault 5, a marca quer democratizar os veículos elétricos na Europa. Trata-se de um compacto urbano e descolado e impulsionado com motor 100% elétrico. Para criá-lo, o time de design se inspirou no modelo cult da Renault, o R5. O design do Renault 5 se baseia no R5 e personifica a modernidade de forma simples, aliando o tripé urbano, elétrico e atraente. O R5 recebeu superfícies planas com detalhes modernos, como iluminação e parte frontal. O projeto esconde, sutilmente, a entrada de ar no capô, que, por sua vez, acomoda a porta de recarga. Há também uma homenagem ao R5 original na grade lateral e nas rodas. Já a bandeira francesa nos retrovisores destaca o lado nacionalista do veículo.

Foto: Divulgação Renault

Toyota LQ

O Toyota LQ é a atualização do Concept-i, de 2017, e, com ele, a montadora antecipa as tecnologias da marca para seus veículos elétricos. Uma delas é a inteligência artificial Yui, que se comunica com os quatro ocupantes do veículo. Para isso, ele muda as cores e o foco da iluminação da cabine para indicar qual pessoa está falando. O LQ também tem sistema de condução autônoma nível 4, que dispensa comandos do motorista e estaciona sozinho depois de deixar os ocupantes em determinado local. No design, chamam a atenção a enorme área envidraçada que atravessa todo o teto, a dianteira robusta e os faróis ocultos. Na traseira, rodas e pneus ficam escondidos pela carenagem.

Foto: Divulgação Toyota