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Carro elétrico: leitores faciais e biométricos são usados para liberar pontos de recarga de bateria

Por: Mário Sérgio Venditti . 27/02/2024

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Carro elétrico: leitores faciais e biométricos são usados para liberar pontos de recarga de bateria

Intelbras desenvolve tecnologias para o uso de estações de carros elétricos, garantindo mais privacidade e segurança

5 minutos, 11 segundos de leitura

27/02/2024

Por: Mário Sérgio Venditti

Carro elétrico carregando
Após conferir identidade do usuário, leitor desbloqueia o carregador. Foto: Intebras/Divulgação

O reconhecimento facial e a biometria já são amplamente utilizados para permitir a entrada em condomínios, academias, shows e jogos de futebol. Agora, esse sistema de identificação do usuário começa a ser aplicado para liberar os aparelhos de recarga de bateria destinados aos veículos elétricos.

Com a expansão da eletromobilidade no Brasil, a Intelbras, empresa brasileira de soluções de segurança, comunicação, redes e energia, segue desenvolvendo aplicações alinhadas com a necessidade do mercado. 

Ela lançou o primeiro sistema integrado de controle de acesso para estações de recarga de veículos movidos a bateria. A nova tecnologia adota leitores faciais e biométricos para liberar o uso e a gestão dos carregadores, garantindo mais segurança, privacidade e praticidade aos consumidores.

A Intelbras criou a solução em apenas quatro meses e, no primeiro momento, ela será implementada em garagens de condomínios. Assim, o projeto exigiu investimento baixo e envolveu três áreas de trabalho da empresa: equipes de engenharia, controle de acesso e desenvolvimento de back end de software. 

“Uma das vantagens do projeto é que o sistema de leitura facial e a biometria não precisa ser acoplado, necessariamente, próximo à estação”, afirma Matheus Luiz Rodrigues, gerente do segmento de carregadores para veículos elétricos da Intelbras.

Liberação rápida para recarga de bateria

Os leitores, depois de conferir a identificação do morador, desbloqueiam o ponto de recarga, facilitam a posterior cobrança e produzem todos os relatórios das operações. “Isso ajuda a resolver o gerenciamento das vagas de acesso geral, destinadas à recarga”, diz.

Segundo Rodrigues, o principal objetivo da Intelbras é contribuir para a construção de uma infraestrutura ideal aos proprietários de carros elétricos.

“Além de fazer a liberação rápida e fácil dos carregadores, a tecnologia de controle de acesso possibilita o uso de outros usuários, uma vez que só pessoas previamente cadastradas têm o direito de realizar a operação”, destaca. 

A ideia é que o sistema de leitura facial e a biometria não fiquem restritos aos condomínios. Futuramente, eles poderão ser instalados em postos de serviço e shopping centers, por exemplo. Nesses casos, o cliente deixará registrada sua identificação para liberar os carregadores.    

“Com o tempo, será formada uma massa de dados de identificação dos usuários, que ajudará a evitar eventuais fraudes”, diz Rodrigues. 

O executivo evita fazer projeções a respeito da demanda de carregadores com controle de acesso. “Estamos vivendo um cenário em que, felizmente, todas as previsões são superadas”, revela. “Vamos explorar, inicialmente, o mercado condominial para depois atacar em outras frentes.”

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Capilaridade

Os valores do dispositivo de reconhecimento facial e biometria vão de R$ 5.900 a R$ 9.900. Rodrigues conta que a capilaridade da Intelbras no Brasil garante o serviço de instalação e a cobertura adequada do pós-venda. “Atendemos 98% dos municípios brasileiros com potencial de consumo de eletrônicos”, conclui.

Entre as estações de recarga da Intelbras compatíveis com o sistema integrado estão os modelos CVE City e CVE Business, que alcançam potências de 7,4 a 22 kW. As soluções são integráveis com o software para gestão de recargas Intelbras CVE-Pro, que permite fazer tarifação, rateio de despesas, criação de grupos de usuários e limitação de potência por estação de recarga.

“No ano passado, demos um passo rumo ao futuro da mobilidade, lançando um portfólio completo de carregadores para carros eletrificados do tipo plug-in. Agora, aumentamos a linha de produtos, com tecnológicas, eficientes e inovadoras”, afirma.

Rodrigues revela que as estações de recarga da Intelbras vêm apresentando grande aceitação em condomínios, devido à praticidade e à possibilidade de identificação do consumo de energia, dispensando gastos adicionais com infraestrutura elétrica para a medição.

Para o gerente da Intelbras, o intuito da companhia quando desenvolve novos projetos é sempre facilitar a vida dos clientes. “Pensamos em oferecer diferentes opções aos usuários, considerando critérios como complexidade de gestão, número de pessoas, fluxo diário e outras características. No fim das contas, queremos contribuir para o avanço da mobilidade elétrica no País”, acentua. 

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Volvo inaugura mais 13 postos de recarga rápida

 A fabricantes sueca já implementou 23 pontos de recarga nas rodovias brasileiras. Volvo/Divulgação

A Volvo caminha firme no propósito de ampliar o número de eletropostos nas estradas brasileiras. Recentemente, a marca naugurou mais 13 pontos de recarga rápidos. 

Até o fim de 2023, a fabricante tinha dez estações em funcionamento: cinco no Estado de São Paulo, dois em Minas Gerais, um em Santa Catarina, um no Rio de Janeiro e um no Paraná. 

Entre dezembro e o início deste ano, ela inaugurou os postos de Balneário Camboriú (SC), Angra dos Reis (RJ), Capitólio (MG), Nova Mutum e Rondonópolis (MT), São José dos Campos (SP) e Itumbiara (GO). O passo seguinte foi estrear as instalações de Ubatuba e Bertioga (SP), Campos Altos e Paracatu (MG), Açu (RN) e Sinop (MT). 

As novas inaugurações fazem parte do plano de expansão da rede de eletrificação no Brasil, com investimento de R$ 70 milhões para a implantação de 100 eletropostos rápidos em todas as regiões do País. 

“Em dois meses, instalamos mais postos do que havia até 2023. Além disso, entramos em três novos Estados, cumprindo o objetivo de conectar as principais rotas do Brasil”, diz Guilherme Galhardo, diretor de consumer & enterprise digital e eletrificação da Volvo Car Brasil. 

De maio de 2022 a janeiro de 2024, os eletropostos rápidos da Volvo realizaram 12.345 recargas no Brasil, com um consumo de aproximadamente 257.580 kWh. 

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