Ciclovia Rio Pinheiros ganha acesso direto à estação Santo Amaro de trem e metrô
Estação que atende as linhas 9-Esmeralda e 5-Lilás e recebe 95 mil passageiros por agora oferece aos ciclistas acesso direto à ciclovia que corre ao lado do Rio Pinheiros

Rumo à integração entre diferentes modais de transporte, a Estação Santo Amaro ganhou acesso direto a Ciclovia Rio Pinheiro. Aliás, a estação é uma das mais movimentadas da capital pois atende as linhas 5-Lilás e 9-Esmeralda (CPTM). Conforme a ViaMobilidade, a novidade beneficia ciclistas e pedestres que circulam pela região sul e reforça o incentivo à mobilidade ativa na cidade.
Leia também: Ciclovias protegidas atraem o dobro de ciclistas, aponta pesquisa publicada na revista Nature
A reabertura do acesso aconteceu após obras de modernização realizadas pela empresa privada, responsável pela operação da Linha 5-Lilás. Com isso, foi desativado o caminho provisório que funcionava nas imediações da Ponte do Socorro, conforme previsto no cronograma da concessionária.
Portanto, a nova estrutura amplia a segurança e o conforto para quem transita entre o transporte sobre trilhos e a ciclovia, promovendo uma jornada mais fluida e sustentável.
“Essa entrega representa o fortalecimento da mobilidade ativa e da intermodalidade em São Paulo”, afirma Antonio Marcio Barros Silva, diretor da ViaMobilidade. “É um passo relevante para o futuro da mobilidade urbana.”
Acesso a Ciclovia Rio Pinheiros melhora acessibilidade e reduz tempo de trajeto
A entrega do acesso à ciclovia Rio Pinheiros coincide com os dois meses da modernização da Estação Santo Amaro, que completou 60 dias de operação no último dia 15. Aliás, as intervenções fazem parte da requalificação do terminal, que se tornou um dos principais polos de integração da cidade.
Entre as melhorias, está a instalação de uma nova passarela sobre o Rio Pinheiros, mais ampla, e equipada com oito escadas rolantes e quatro elevadores. Com isso, o tempo médio de transferência entre as linhas caiu de sete para quatro minutos, mesmo nos horários de pico.
Outros ganhos observados desde a reabertura, de acordo com a empresa:
- Trajeto mais ágil e acessível, especialmente para pessoas com mobilidade reduzida;
- Redução de aglomerações nas plataformas, com melhor distribuição dos passageiros;
- Mais conforto e segurança, com iluminação reforçada, nova sinalização e infraestrutura moderna.
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários