Cidade do interior paulista tem mais bikes do que carros; saiba qual é
Município é referência em mobilidade ativa e criou uma rota de 14 km para ciclistas em meio à natureza

Uma cidade no interior de São Paulo é um ponto fora da curva quando o assunto é a mobilidade ativa e o transporte com bikes no dia-a-dia. Com 15 mil habitantes e PIB per capita maior que o da cidade de São Paulo, o município está a 140 km da capital paulista e é um famoso destino turístico do Estado.
Leia também: Cresce uso da bicicleta como meio de transporte no Estado de São Paulo, mas segurança não acompanha
Criada por imigrantes holandeses em 1958, a cidade de Holambra (SP) não tem só o nome em comum com a região de origem dos seus fundadores. Assim como na Holanda, ou Países Baixos, conhecido como o país das bicicletas, predominam na cidade as bikes, tradição que os moradores fazem questão de manter. Além, vale notar, dos belos campos de tulipas, tradição holandesa que fez Holambra ganhar o título de Cidade das Flores.
Segundo dados de órgãos locais de transporte, aproximadamente 60% da população utiliza a bicicleta como principal forma de locomoção no dia-a-dia. Nesse sentido, a preferência pela mobilidade ativa é favorecida pela geografia plana, ruas bem planejadas e uma reduzida área total de 63,3 km². Tudo, assim, estimulando a preferência pelas bicicletas, em vez dos carros.
Com bikes pela Rota das Flores
Quem quer ver essa combinação de flores e ciclismo tem na Rota das Flores uma atração e tanto. A ciclovia tem 14 quilômetros de extensão e passa por perfumados campos da região, que é uma importante produtora de flores e plantas ornamentais do País. Além disso, é lá que ocorre desde a década de 80 a Expoflora, maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina.
A rota foi criada em 2021 como resposta ao aumento da prática do ciclismo nas rodovias com grande volume de tráfego. Atravessam a cidade, por exemplo, a Rodovia Governador Adhemar Pereira de Barros (SP-340) e o Sistema Anhanguera-Bandeirantes. A iniciativa, assim, foi realizada a partir de uma parceria entre o governo do Estado e do Grupo CCR.
0 Comentários