Como a inteligência artificial toma decisões na logística do e-commerce

Inteligência Artificial da SimploRoute se comunica com os clientes para reagendar entregas. Foto: Adobe Stock

Há 3h - Tempo de leitura: 3 minutos, 22 segundos

Usuários de e-commerce sabem como a questão da entrega de mercadorias pode ser complicada: compromissos que surgem no dia do agendamento, entregas que atrasam e longas esperas são situações comuns. Principalmente para quem reside em casas ou mesmo condomínios que não recebem os itens pelos moradores. Além disso, há um impacto enorme no trânsito das cidades com as várias tentativas de entrega para um mesmo produto. Mas a inteligência artificial já tem atuado nesses desafios.

Leia também: E-commerce expande e fortalece o relacionamento com o (novo) consumidor

Com base em todo esse cenário, contudo, a SimpliRoute, empresa de tecnologia de roteirização, desenvolveu novos agentes de inteligência artificial.

De acordo com a companhia, eles atuam corrigindo falhas, ajustando rotas nas entregas de acordo com a disponibilidade dos clientes e identificando situações de riscos aos motoristas.

Tudo isso sem interferência humana. “Os agentes atuam em tempo real, como uma camada estratégica dentro da operação”, diz Sérgio Simões, diretor de Growth da SimpliRoute no Brasil. 

De acordo com o executivo, a IA antecipa problemas e age de forma pró-ativa para que não cheguem a acontecer. “E isso tem um impacto direto em custos, eficiência e experiência do cliente”, explica.

Inteligência Artificial direcionando entregas

De acordo com SimpliRoute, em média, as empresas realizam até três tentativas de entrega por pedido, antes de adotar uma solução alternativa.

Cada tentativa frustrada, contudo, representa gastos adicionais. Os mais comuns são com mão de obra, combustível e reprocessamento logístico, além de prejudicar a experiência do consumidor final.

Se não for possível entregar na primeira tentativa, as transportadoras cobram taxas que podem chegar a até 50% do frete original.

“E temos que considerar outros aspectos também, como trânsito, emissões na atmosfera, além da reputação das marcas”, acrescenta Simões.

De acordo om a SimpliRoute criou vários agentes de IA, cada um com uma função específica, para atuar nessas questões.

Um deles automatiza a comunicação com o destinatário (cliente), reagenda entregas mal sucedidas de forma proativa, sem envolvimento dos operadores.

Outra ferramenta identifica padrões inconsistentes no cadastro e faz a validação automática de endereços, reduzindo o risco de erro logístico desde a origem.

“A falha de entrega não é apenas um problema operacional: ela afeta diretamente a reputação da empresa e a confiança do consumidor. Com esses agentes, conseguimos prevenir e reduzir falhas”, diz Simões.

Segurança dos motoristas e das cargas

A preocupação com o roubo de cargas e com a segurança dos motoristas também é um fator que direciona a atuaão da IA. Dessa forma, a SimpliRoute desenvolveu um agente especializado em monitoramento de riscos em tempo real.

A tecnologia, dessa forma, detecta desvios inesperados, paradas fora do padrão e outros comportamentos atípicos.

Em seguida, toma decisões automáticas como o envio de alertas, comunicação com a central ou ajustes no plano logístico para garantir segurança.

Além disso, os agentes aprendem com o comportamento histórico das operações. Assim, incorporam variáveis externas, como clima, trânsito e sazonalidade, para adaptar as rotas em tempo real. 

“Com o lançamento a empresa se consolida como pioneira em logística preditiva e autônoma na América Latina”, afirma o diretor de Growth da SimpliRoute no Brasil.

De acordo com ele, a empresa já atende mais de 1.400 clientes em 26 países. “Estamos diante de uma mudança de paradigma. A logística do futuro será baseada em inteligência contínua, onde os sistemas não apenas recomendam, mas agem. E é exatamente isso que estamos entregando com os nossos agentes de IA”, conclui.

Leia também: Veículos elétricos são o futuro para logística de última milha, diz diretor de startup gaúcha