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E-commerce expande e fortalece o relacionamento com o (novo) consumidor

Por: Patrícia Rodrigues . 14/07/2022
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E-commerce expande e fortalece o relacionamento com o (novo) consumidor

Ambiente seguro, fácil navegação e ferramentas que aprimoram a experiência do cliente ampliam as vendas em segmentos tradicionalmente conhecidos pelas compras presenciais

4 minutos, 45 segundos de leitura

14/07/2022

Por: Patrícia Rodrigues

No Brasil, em 2021, o e-commerce cresceu 26,9%, em comparação ao ano anterior, atingindo R$ 161 bilhões de faturamento, de acordo com estudo da Neotrust. Foto: Getty Images

A digitalização dos negócios tornou-se imperativa para muitos setores, sendo acelerada especialmente pela urgência e a mudança de comportamento do consumidor durante os anos da pandemia de covid-19. Apesar da volta à “normalidade”, as vendas online se consolidaram como parte essencial das estratégias de todas as empresas.

De acordo com dados da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad), atualmente 60% dos usuários da internet fazem compras online contra os 53% do período anterior à pandemia. O estudo mostra que, apesar de o comércio virtual ser alto (acima de 50% dos usuários de internet) em diversas nações antes da pandemia, os maiores aumentos ocorreram em países em desenvolvimento.

No Brasil, por exemplo, o e-commerce cresceu 26,9% em 2021 em comparação ao ano anterior, atingindo R$ 161 bilhões de faturamento, conforme estudo da Neotrust, que monitora 85% do e-commerce do País. Além disso, o número de pedidos também aumentou 16,9%, chegando ao total de 353 milhões de entregas; e o ticket médio cresceu 8,6% e atingiu os R$ 455.

Além disso, a mudança para as compras online fortaleceu ainda mais a concentração de mercado de negócios de varejo, abrindo espaço, inclusive, para segmentos nos quais consumidor dava preferência para os modelos de aquisição presencial ou combinando interações online com a loja para efetivar suas compras.

Melhorias constantes

Um bom exemplo dessa transformação é a Dunlop, marca de pneus do grupo Sumitomo Rubber Industries. Apesar dos planos de expansão anteriores à pandemia, a companhia teve que acelerar o projeto para atender ao crescimento das compras online por meio de uma plataforma online multicanal, ainda em abril do ano passado.

“O momento da sociedade requer inovação constante por parte das empresas e, na Dunlop, isso não foi diferente. As compras online estão cada vez mais presentes na vida do consumidor brasileiro em vários segmentos, mas para pneus ainda é uma novidade para uma parte dos consumidores”, explica Rodrigo Alonso, diretor de vendas e marketing da Dunlop.  “Muitos usuários realizam a busca online antes de realizar a compra de um pneu na loja física, e acreditamos que a tendência é que a compra online cresça cada vez mais.”

Com isso, o novo e-commerce foi desenvolvido em uma plataforma totalmente voltada para oferecer a melhor experiência de compra para o consumidor, e permitindo que os produtos cheguem a qualquer lugar do País por meio dos distribuidores exclusivos. “Além de facilitar a compra e aproximar ainda mais a marca do consumidor final, ela integra quem busca pneus no ambiente online com os distribuidores e suas lojas oficiais, trazendo uma experiência multicanal ainda mais completa para o motorista”, esclarece o diretor.

Mesmo investindo em lojas físicas, Alonso revela a necessidade de aprimoramentos constantes para que a plataforma ofereça a melhor experiência de compra virtual ao cliente que antes comprava de forma presencial e agora busca uma nova jornada online — como fácil navegação, campo de busca otimizado e ambiente seguro. “Não só de compra, mas de informações, novidades, de conhecer melhor cada item, sua aplicação, ter fácil acesso a dicas e manutenção.”

Confiança + facilidades

O modelo, de acordo com Alonso, combina a confiança de um e-commerce oficial com o conforto e a facilidade, oferecidos pelos distribuidores na etapa da venda do produto. “E não só: a plataforma serve para atrair novos clientes e também para ampliar as vendas nesse canal”, acrescenta. Em relação ao ano passado, por meio do e-commerce, elas cresceram 34% até o momento, com 67% das compras realizadas pelo público masculino e 33% pelo feminino, sendo que a maior parte dos clientes tem entre 25 e 44 anos.

Receber em casa ou retirar na loja

Para quem compra pneus, este é um diferencial da plataforma da Dunlop. “Caso exista uma cadastrada de acordo com o CEP informado, oferecemos uma experiência completa de acordo com a necessidade de cada um”, explica o diretor. “Se o cliente seleciona uma das lojas oficiais para recebimento dos pneus, ele poderá negociar também a realização da montagem e demais serviços disponíveis e recomendados, por meio de equipe uma técnica especializada e treinada.”

Ao acessar o site, o usuário coloca seu CEP e, automaticamente, a página carrega os itens disponíveis e os preços do distribuidor que atende sua região. É possível filtrar pela categoria (automóveis, SUVs, pick ups, caminhões e ônibus) e pelas medidas. Para o público de veículos pesados, há ainda a opção pelo tipo de aplicação: misto, regional, rodoviário ou urbano.

Online tão eficiente quanto o físico

Além de informações sobre etiquetagem para que o cliente consiga identificar com facilidade o tipo de pneu para o seu carro, descrição de todos os produtos e compatibilidade de veículos, também são disponibilizados especificações como índice de carga, resistência ao rolamento, aderência em pista molhada e ruído — as mesmas que o consumidor encontra na etiqueta do pneu nas compras presenciais.

A própria Dunlop realiza o gerenciamento de todas essas funcionalidades e aspectos técnicos da plataforma, enquanto a operação de vendas e a política comercial são feitas pelos distribuidores oficiais que atendem a todo o Brasil. Dessa forma, além de proporcionar comodidade para o consumidor que já está habituado com compras online, a plataforma fortalece também a parceria entre a marca e seus distribuidores que atuam em regiões exclusivas, entre elas Pará, Rondônia e Amazonas.

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