Metrô de SP. Como é a limpeza e manutenção dentro das estações

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Metrô de SP. Como é a limpeza e manutenção dentro das estações

Por: Redação Mobilidade . 05/03/2024
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Metrô de SP. Como é a limpeza e manutenção dentro das estações

Somente em 2023, foram 2.377 caminhões pipa para as atividades de limpeza. Cada caminhão comporta 10 mil litros.

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05/03/2024

Por: Redação Mobilidade

Nas Linhas 4-Amarela e 5-Lilás, um robô auxilia as equipes. Foto: Divulgação / ViaQuatro.

A rede de metrô da capital paulista possui seis linhas, com mais de 100 km de extensão. Ao longo das 91 estações, passam mais de 5 milhões de passageiros por dia.

Para que tudo funcione bem, há um trabalho intenso de limpeza e manutenção dentro das estações todos os dias. Algumas ações ocorrem somente quando as portas estão fechadas, quer dizer, existem atividades de limpeza durante a operação, mas também nas madrugadas.

Além disso, são centenas de funcionários para realizar as atividades em cada linha, junto ao apoio da tecnologia para garantir conforto às milhões de pessoas que passam pelos locais.

Força-tarefa para limpeza e manutenção

O Metrô de São Paulo é responsável pela operação das Linhas 1-Azul (Jabaquara – Tucuruvi), 2-Verde (Vila Prudente – Vila Madalena), 3-Vermelha (Corinthians-Itaquera – Palmeiras-Barra Funda) e o Monotrilho da Linha 15-Prata (Vila Prudente – Jardim Colonial). Ao longo das 63 estações, são 670 funcionários terceirizados.

Estas estações contam com três turnos de limpeza diária: das 6h às 14h, 14h às 22h e das 22h às 6h. No período noturno, o serviço é ainda mais pesado. Afinal, é quando todas as estações e trens passam por lavagem, por dentro e por fora.

De acordo com o Metrô de São Paulo, nas estações, o trabalho inclui acessos, mezaninos, plataforma, terminais urbanos e saídas de emergência. Além disso, a limpeza também abrange salas operacionais, postos de serviço, copas e sanitários. Durante o horário de operação, as equipes limpam os acessos, sanitários, mezanino e plataforma.

Somente em 2023, foram 2.377 caminhões pipa para as atividades de limpeza. Cada caminhão comporta 10 mil litros. Já para o recolhimento dos resíduos sólidos e coleta seletiva, no mesmo ano, foram 17,3 mil caminhões, com capacidade para 4 toneladas de resíduos cada.

Leia também: Para atrair usuários, limpeza é intensificada no Metrô de SP

Robô auxilia na limpeza das Linhas 4-Amarela e 5-Lilás

Por sua vez, as Linhas 4-Amarela e 5-Lilás, operadas pela ViaQuatro e ViaMobilidade, respectivamente, contam juntas com 28 estações. Assim como no Metrô, a limpeza é feita ao longo do dia de forma permanente, tanto no horário comercial, das 4h40 à meia-noite, como durante a madrugada.

De acordo com as concessionárias, há, em média, 250 colaboradores da Linha 4-Amarela e mais 365 da Linha 5-Lilás, atuando na manutenção de equipamentos e estações todos os dias. As atividades também são realizadas de dia e de noite.

Além disso, um robô inteligente auxilia as equipes. O equipamento está em fase de testes nas estações Vila Sônia-Professora Elisabeth Tenreiro (Linha 4-Amarela) e Borba Gato (Linha 5-Lilás). Com GPS, inteligência embarcada e autonomia de quatro horas, o limpador automatizado atua nas madrugadas e em horários com menos fluxo.

De acordo com as empresas, o robô aspira pequenas partículas de fuligem e pó, assim como pequenos detritos, como migalhas e papel de bala, além de absorver líquido. Portanto, o objetivo é auxiliar os funcionários da limpeza, que poderão atuar em outras áreas das estações, enquanto o parceiro tecnológico fica em ação.

Além disso, durante o horário operacional, as equipes de limpeza realizam varrição, adequação dos sanitários, higienização de locais que tiveram ocorrências como vômitos, derramamento de líquidos e alimentos, entre outros cenários similares, em trens e estações.

No período noturno, é hora da limpeza profunda em estações e trens, pisos, portas de plataforma, janelas, sanitários, elevadores e escadas. O momento também é ideal para manutenções complexas. Por exemplo, revisão de elevadores, escadas e esteiras rolantes, chão, portas de plataformas, monitores, linhas de bloqueio, vidros, sanitários, luminárias etc. Inclusive com rapel para as lâmpadas mais altas.

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