Em meio a dezenas de modelos de bicicleta disponíveis no mercado, escolher a ideal para pedalar todos os dias parece um grande desafio. Entre as categorias existentes, estão as que são voltadas para encarar trilhas, montanhas, fazer exercícios e participar de competições.
Contudo, se o seu objetivo não é utilizar a bike para fazer esportes ou competir no fim de semana, mas pedalar todos os dias para ir ao trabalho, dar uma volta pela cidade ou ter um momento de lazer em um parque, a melhor opção é uma bicicleta urbana.
É o que recomenda André Ribeiro, vice-presidente da Aliança Bike, associação que busca fortalecer o mercado brasileiro de bicicletas, promovendo e viabilizando o uso do meio de transporte.
Confira as dicas do vice-presidente da associação para a escolha da bicicleta ideal para pedalar todos os dias:
Se o objetivo é pedalar todos os dias em vias da cidade, as bicicletas urbanas são as mais indicadas. Muitas pessoas compram Mountain Bikes para esse uso, mas os modelos desta categoria são voltados para ambientes de terra ou com obstáculos.
Para pedalar na cidade, o ideal é optar por pneus mais lisos e finos, porque rendem mais. O pneu com cravo é para terra, não tem necessidade de ser utilizado no asfalto.
Para quem não está acostumado a pedalar, pode achar mais difícil usar uma bicicleta com marcha, mas não tem segredo, é uma questão de prática. Quando o ciclista percebe que para subida a bicicleta fica muito mais leve, não abre mão dessa facilidade.
A marcha mais leve auxilia na subida e a mais pesada é para descida e para quando o ciclista quer atingir maior velocidade. Optar por uma bicicleta com cubo de marcha interna é o melhor para quem busca mais praticidade e economia. Isso porque esse sistema exige muito menos manutenção e reparos.
As mais procuradas são as bicicletas aro 700c ou 29 polegadas. O tamanho do aro também auxilia no desempenho, assim como a marcha.
Quanto maior o aro, melhor a bicicleta consegue transpor os buracos. Para uma bicicleta urbana, o tamanho mínimo recomendado é o aro 700c.
Não são somente as medidas do aro que devem influenciar na hora de comprar uma bicicleta do tamanho correto. É preciso ainda ter atenção quanto às dimensões do quadro.
Para crianças ou adultos com até 1,60 m, o quadro ideal é o 16. Ciclistas com até 1,80 m devem optar pelo quadro 17. Pessoas mais altas que 1,80m, por sua vez, devem buscar bicicletas com quadro que possua tamanho 20 ou 21.
O formato ideal do assento deve ser o mais confortável para quem vai pedalar todos os dias. Não há uma regra para que a comodidade seja garantida, pois cada ciclista pode optar por um tipo diferente de selim.
Uma dica para evitar desconforto em um assento de material mais duro é comprar uma capa protetora em gel. Contudo, o formato do selim deve ser observado antes da compra da bicicleta, para que esteja o mais próximo possível do ideal.
Pretende transportar algo em sua bicicleta? Tenha um bagageiro ou uma cestinha. Carregar objetos nas mãos enquanto pedala pode colocar em risco a segurança do ciclista e de pedestres.
Se você pretende utilizar sua bicicleta para transportar uma criança, providencie a instalação de uma cadeirinha para garantir a segurança. Evite colocar outra pessoa em cima do quadro.
Compre sua bicicleta em um local especializado próximo de sua residência. Apesar de não ser motorizado, o meio de transporte exige manutenção periódica, como regulagem de freios, calibragem de pneus e lubrificação da corrente.
Após escolher a bicicleta correta para pedalar todos os dias, não deixe de comprar equipamentos de segurança: capacete, buzina e iluminação noturna são essenciais. Luvas e proteções também podem ser adquiridas por quem pretende reduzir os impactos de uma possível queda.