Transporte Hidroviário de São Paulo escolhe nome de mascote

Buscando sugestões para:


Publicidade

Conheça a capivara Capi Tânia, a nova mascote do transporte hidroviário de São Paulo

Por: Vitor Queiroz . Há 2 min
Mobilidade para quê?

Conheça a capivara Capi Tânia, a nova mascote do transporte hidroviário de São Paulo

Saiba como ela foi ela escolhida e qual seu papel no trajeto entre os terminais Cantinho do Céu e Parque Mar Paulista Bruno Covas, na Represa Billings

1 minuto, 49 segundos de leitura

05/11/2025

Capi Tânia, nova mascote do transporte hidroviário de SP
A capivara Capi Tânia será a mascote do trasnporte hidroviário de São Paulo na represa Billings. Foto: Divulgação / SPTrans

Durante 18 dias, a população de São Paulo votou para escolher o nome da nova mascote do transporte hidroviário da SPTrans que faz o trajeto entre os terminais Cantinho do Céu e Parque Mar Paulista Bruno Covas, na represa Billings. A capivara escolhida como símbolo se chamará Capi Tânia. A votação foi encerrada em 31 de outubro. Mais de 20 mil pessoas participaram e o nome escolhido teve 52% dos votos.

Os paulistanos puderam escolher entre três nomes: Cacá, Billi e Capi Tânia. A função da nova mascote será de conscientizar as pessoas sobre meio ambiente e sustentabilidade, além de divertir os passageiros durante o trajeto.

Leia mais: Aquático-SP na Represa Billings substitui embarcação após um ano de operação

As embarcações atravessam a represa Billings em percursos de 20 minutos de duração, facilitando um trajeto que, por terra, duraria mais de 1h30 por 15 km. A ligação aquática funciona desde maio de 2024 e conta com uma frota composta por cinco barcos: Bororé, Santo Amaro, Apurá e Biguá I, além da Talha-Mar. 

O projeto está na fase piloto, realizando o trajeto único entre os terminais Cantinho do Céu e Parque Mar Paulista Bruno Covas. O sistema tem mais duas fases para implementação. A Fase 1 adicionará uma parada no terminal intermodal Cocaia/Gaivotas e, na fase 2, haverá mais uma parada no terminal hidroviário Apurá.

Transporte hidroviário possui instalações para melhor conforto

As operações do trajeto, que possui 5,6 km, começam às 9h30 e vão até às 16h todos os dias, incluindo fins de semana. Além disso o transporte hidroviário está integrado ao Bilhete Único desde janeiro de 2025 e, para comodidade, o terminal Parque Mar Paulista Bruno Covas conta com bicicletário com 50 vagas com todos os barcos com Wi-Fi, tomadas USB e ar-condicionado.

Para facilitar a integração com outros modais, os terminais possuem baias para ônibus e foram criadas duas linhas exclusivamente para atender esses pontos. O transporte hidroviário impacta diretamente as populações das subprefeituras Capela do Socorro e Cidade Ademar, atendendo até 385 mil pessoas que vivem na região.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login