Conheça maior túnel ferroviário do Brasil, o Tunelão
O chamado Tunelão fica no Estado de Minas Gerais e foi construído para ligar o interior do Estado aos portos

Com impressionantes 8.645 metros de comprimento, o Tunelão é o maior túnel ferroviário do Brasil. Localizado na Ferrovia do Aço, linha férrea que liga o interior de Minas Gerais ao litoral do Rio de Janeiro, o túnel é apenas um entre os mais de 80 da via férrea.
Leia também: Trem turístico passa a operar em cidades do Rio de Janeiro e Minas Gerais; veja trajeto
Entretanto, ele virou um marco na engenharia do Brasil quando construído na década de 70. Isso porque, além da magnitude da construção, a ligação entre Minas Gerais e os portos foi essencial para o desenvolvimento do comercial do País.
Conforme a MRS Logística, empresa que administra a malha ferroviária desde 1996, durante a construção do túnel, os trabalhadores encontraram dois desafios principais. Lidar com os lençóis freáticos e perfurar as estruturas maciças no morro, as grandes pedras dificultaram a execução do projeto.
Apenas uma locomotiva passa pelo Tunelão por vez, em uma velocidade média de 50 km/h. Ou seja, demora de 10 a 11 minutos para atravessar de uma ponta à outra do túnel. De um lado, fica a cidade de Santa Rita de Jacutinga e do outro, Bom Jardim de Minas, ambas no Estado de Minas Gerais.
Por ali passa a maior parte das cargas de minério de ferro produzidas no Estado. Durante a alta produção, cerca de 40 composições ferroviárias passam pelo túnel, carregadas de minérios e outras cargas.
Em junho de 2024, 1.986 locomotivas percorreram o túnel. No total do ano, o Tunelão recebeu mais de 20 mil trens, uma média de 1,6 mil por mês.
De acordo com a MRS, além de ser o maior túnel ferroviário do Brasil, o Tunelão é o segundo maior túnel ferroviário da América Latina.
Assista à travessia do ‘Tunelão’:
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários