COP-30 em Belém: saiba quando plano de mobilidade para evento será divulgado
Novas linhas de ônibus podem ser criadas para atender demanda da COP-30

Há cerca de cinco meses da COP-30 acontecer em Belém, a cidade corre contra o tempo para finalizar as obras de infraestrutura. Além disso, ainda está em discussão as diretrizes do plano de mobilidade que será implementado durante o evento para garantir o transporte das delegações e participantes.
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Esse plano é um trabalho conjunto da Secretaria Extraordinária para COP-30 (Secop), Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC), Ministério das Cidades, Governo do estado do Pará, Prefeitura de Belém, entre outras entidades. Conforme a Secop, em outubro os detalhes operacionais do plano de mobilidade serão divulgados.
Até lá, o que se sabe é que o transporte será majoritariamente de ônibus, com a possível criação de novas linhas especialmente para o evento.
Plano de mobilidade para a COP-30
Apesar de não haver definição quanto as diretrizes desse plano, a Prefeitura de Belém e a Secop garantem que haverá uma integração entre os setores de segurança e transporte. Fornecer o transporte gratuito para as delegações faz parte do acordo assinado pelos países sede do evento.
Além disso, a Secop reforça que tem intenção de criar uma linha que conecte a região do Parque da Cidade e o Aeroporto de Belém. Os estudos prévios da secretaria já apontam a necessidade de algumas linhas, como, por exemplo, a que ligará o Porto de Outeiro ao Parque da Cidade.
Existe a possibilidade da Secop enviar ônibus para fazer esse transporte. Somado a isso, a nova frota de 300 ônibus municipais refrigerados com Wi-fi e tecnologia euro 6, os “geladões”, devem atender os participantes da COP-30.
A frota do BRT Metropolitano, de 265 ônibus, também estará em funcionamento. “Boa parte das linhas fazem o trajeto nas proximidades do Parque da Cidade e do Hangar, locais que vão receber a programação do evento mundial em Belém (PA)”, disse a prefeitura em nota.
Para evitar a superlotação, os estudantes de Belém entrarão em férias antes. Dessa forma, a prefeitura espera reduzir o fluxo de pessoas utilizando o transporte público e ocupando as vias. A princípio, prefeitura e Secop não citaram o transporte hidroviário.
Obras de infraestrutura
Conforme a prefeitura, as principais obras voltadas a infraestrutura, que corroboram com a mobilidade de Belém são: a revitalização da avenida Júlio César pela Seinfra; os trabalhos de revitalização das vias com o tapa-buraco pela Sezel; a revitalização total da sinalização de trânsito horizontal e vertical de grandes vias da capital paraense, incluindo a modernização do parque semafórico (sinalização luminosa), pela Segbel.
Além disso, as pavimentações de 326 vias no centro da cidade e nas periferias que devem deixar um legado positivo da COP-30 na população. Essas pavimentações são realizadas em parceria com o Governo do Estado.
Mobilidade ativa
A Secop reforçou que a infraestrutura ao redor das áreas doe vento possibilita o uso de bicicletas. A secretaria afirma que estuda implementar, mesmo que de forma temporária, um sistema de compartilhamento de bicicletas.
Além disso, esperasse que algumas delegações, hospedadas nas proximidades, se dirijam ao evento a pé. A expectativa é dos participantes circularem pelas áreas próximas à Zona Azul e Zona Verde, concentradas em um raio de 2 km.
Na área Azul é onde ocorrem as negociações oficiais, reuniões de grupos de trabalho e sessões plenárias da COP. Nesse espaço, representantes dos países se reúnem para discutir e negociar acordos e tomar decisões. É geralmente acessível apenas para os representantes das nações e observadores credenciados.
Já a área verde, é um espaço mais acessível, destinado a eventos paralelos não-oficiais, exposições, workshops e outras atividades que envolvem ONGs, empresas e instituições acadêmicas. É este o espaço que a sociedade civil tem para se manifestar sobre o tema.
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