Curitiba começa testes do primeiro ônibus biarticulado elétrico do País
Veículo tem 28 metros de comprimento e capacidade de transportar até 250 pessoas

Curitiba começou os testes do protótipo do primeiro ônibus biarticulado elétrico do País. São 28 metros de comprimento, com duas ‘sanfonas’ e capacidade de transportar até 250 passageiros de uma vez. Ao mesmo tempo, o veículo começa a ser produzido em série pela fábrica da Volvo na Cidade Industrial de Curitiba visando atender o mercado brasileiro e exterior.
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O Volvo BZRT Elétrico usa dois motores elétricos Volvo EPT80, com 400 kW, equivalente a 540 cavalos. Ele conta com sistema de 8 baterias de 600 V com 90 kWh cada, somando, portanto, 720 kWh de potência. Assim, ele leva de 2 a 4 horas para recarregar. A carroceria é da Marcopolo.
O protótipo do biarticulado elétrico andará sem passageiros por 20 dias, apenas com pesos (bombonas de águas e sacos de areia). Só em seguida será testado em operação comercial, cruzando a cidade de leste a oeste na linha 303-Centenário/Campo Comprido.
Biarticulado elétrico é parte do PlanClima de Curitiba
“Estamos construindo um novo capítulo na história da cidade, com esse primeiro biarticulado elétrico. A Volvo, que no passado construiu com a Prefeitura de Curitiba a inovação que foi o biarticulado a diesel, agora apresenta esse avanço, com um veículo zero emissões. Queremos muito ter esses veículos rodando nas nossas linhas de ônibus”, disse, assim, o prefeito Eduardo Pimentel (PSD) na cerimônia de inauguração em frente à fábrica da montadora. Além disso, o governador do Estado, Ratinho Júnior (PSD) também participou da cerimônia.
O BZRT será o oitavo ônibus elétrico da cidade. Sete veículos já operam com essa tecnologia, sendo seis nas linhas Interbairros I e um na linha Água Verde. Nesse sentido, a pretensão da prefeitura é comprar mais 54 veículos elétricos com recursos de R$ 380 milhões do Novo Pac. Há, além disso, um projeto já aprovado na Câmara Municipal de Curitiba de adquirir 84 veículos do gênero com base em um empréstimo de €$ 100 milhões do banco de desenvolvimento alemão KfW Bankengruppe.
As ações são parte do Plano de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas de Curitiba (PlanClima), que prevê que a cidade transforme 30% de sua frota de ônibus para veículos de emissão zero até 2030 e chegue, assim, a 100% até 2050. A frota de ônibus da cidade é de 1.090 veículos, percorrendo 11.560 viagens por dia em 254 linhas.
Volvo quer levar o biarticulado para resto do Brasil e mundo
O presidente da Volvo Buses América Latina destacou como o modelo pode ajudar na descarbonização da economia, dessa forma. “O início da produção no Brasil marca um passo importante no compromisso da Volvo com a descarbonização dos transportes. Temos a meta de zerar as emissões de CO2 de nossos veículos até 2040. A oferta de ônibus elétricos de alta capacidade é parte dessa iniciativa”, afirmou André Marques.
Segundo a Volvo, a fabricação do protótipo ocorreu no ano passado e é, além disso, parte de um ciclo de investimentos de R$ 1,5 bilhão da empresa no País.
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