Os curitibanos retornarão às urnas neste domingo, 27, para definir as eleições municipais de 2024. A disputa agora está entre Cristina Graeml (PMB) e Eduardo Pimentel (PSD). Graeml também é jornalista, com atuação em veículos como a RPC, filiada à Rede Globo no Paraná, e Jovem Pan News.
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Analisamos o plano de governo da candidata para saber mais sobre as propostas para a mobilidade urbana de Curitiba. De acordo com a gestão, o documento de 65 páginas foi elaborado em colaboração com uma equipe de voluntários e coordenação do vice-prefeito, Jairo Ferreira Filho, também do PMB.
Confira dez das propostas da candidata para a mobilidade urbana de Curitiba:
Uma das principais propostas diz respeito à passagem proporcional do serviço de transporte público. Neste modelo de cobrança, a passagem de ônibus deverá ser feita de acordo com a distância percorrida pelos usuários do serviço. Conforme o texto, a medida tem como objetivo incentivar o uso racional do transporte.
A proposta também acrescenta um modelo de integração temporal, que permite aos usuários múltiplas viagens com uma única tarifa em um determinado período de tempo não especificado no projeto.
Para aumentar a segurança e eficiência nas entregas, conforme explicado na proposta, a candidata pretende criar corredores exclusivos para motoboys na cidade. O projeto não detalha sobre as obras.
O plano da gestão da candidata afirma que o projeto de VLT em Curitiba será o principal foco para a modernização do transporte público e coletivo da cidade. De acordo com o texto, o modal será integrado a outros sistemas de transporte, como ônibus e ciclovias. A proposta não traz mais detalhes sobre o projeto.
Graeml propõe a construção de prédios sobre terminais de ônibus, em parceria público-privada (PPP). Conforme o plano, os prédios terão andares destinados a estacionamento ou salas comerciais. Assim como explicado no texto, a proposta pretende otimizar o uso dos espaços urbanos para gerar mais receitas para a cidade.
A candidata pretende padronizar os limites de velocidade nas vias urbanas de Curitiba com apenas duas faixas: para vias principais, o texto estabelece um limite de 60 km/h; e para áreas residenciais com maior tráfego de pedestres, 40 km/h.
De acordo com o plano de governo, Graeml pretende ampliar a infraestrutura para ciclistas e pedestres. Além disso, a candidata também quer incentivar a produção local com a criação de zonas francas para fabricação e redução de impostos sobre as bicicletas e seus acessórios.
A proposta de modernização do sistema semafórico da cidade inclui a adesão de semáforos inteligentes. Com os novos semáforos, a candidata pretende automatizar os ajustes de tempos de sinalização com base no fluxo de veículos. Conforme o texto, o sistema também poderá permitir que os veículos possam virar à direita no sinal vermelho.
Dentro da categoria de Tecnologia e Inovação na Mobilidade, a candidata propõe o desenvolvimento de um aplicativo para acompanhamento dos veículos do transporte público. Com a plataforma, os usuários poderão monitorar em tempo real o horário de chegada dos ônibus e acessar informações sobre os serviços de transporte público.
A candidata também pretende aumentar o investimento em educação no trânsito. Segundo a proposta, o objetivo é utilizar 10% da arrecadação de multas para campanhas educativas, palestras e ações de conscientização.
O projeto de governo afirma que haverá uma atualização na disposição de todos os radares de trânsito da cidade. Segundo o texto, a fiscalização terá foco na segurança viária e não na arrecadação.