SPTrans licita estudos e licenciamento ambiental para implantar corredores de ônibus na Zona Sul
Corredor Norte Sul ligará o Terminal Bandeira até Interlagos, conforme consta no projeto
2 minutos, 28 segundos de leitura
31/12/2022
Por: Redação Mobilidade
A Prefeitura de São Paulo, por meio da SPTrans, está licitando estudos e licenciamento ambiental para implantar corredores de ônibus na Zona Sul. Assim, o corredor Norte Sul ligará o Terminal Bandeira até Interlagos, conforme consta no projeto.
O processo licitatório teve início em 25 de novembro de 2022. De acordo com a SPTrans, os estudos e o licenciamento são para os futuros corredores Miguel Yunes, Sabará e Norte Sul.
Os corredores Miguel Yunes e Sabará atenderão a população dos distritos de Santo Amaro, Campo Grande e Pedreira, onde se integrará ao futuro Aquático SP.
Por sua vez, o corredor Norte Sul ligará o Terminal Bandeira até Interlagos. Deve passar por vias importantes da cidade como as avenidas 23 de Maio, Rubem Berta, Moreira Guimarães e Washington Luís.
Os editais estão disponíveis no link https://www.sptrans.com.br/licitacoes. O recebimento das propostas está agendado para o dia 31 de janeiro de 2023, quando os envelopes serão abertos.
De acordo com a SPTrans, “quando construídos, os novos eixos de transporte levarão viagens mais rápidas”.
Corredores e faixas exclusivas
Segundo a SPTrans, a cidade de São Paulo possui mais de 560 km de faixas exclusivas para ônibus. Além disso, são mais de 130 km de corredores de ônibus. Ou seja, espaços exclusivos para o transporte coletivo.
Os principais corredores são o Expresso Tiradentes, o Leste-Itaquera, além do Paes de Barros, Ponte Baixa e Berrini.
Outros corredores são Jardim Ângela / Guarapiranga / Santo Amaro; Inajar / Rio Branco / Centro; Itapecerica / João Dias / Santo Amaro; Campo Limpo / Rebouças / Centro; Pirituba / Lapa / Centro; Parelheiros / Rio Bonito / Santo Amaro; Santo Amaro / 9 de Julho / Centro; José Diniz / Ibirapuera / Santa Cruz; e Ponte Baixa.
Além disso, a SPObras está desenvolvendo os projetos de requalificação de 30 quilômetros de corredores de ônibus. Assim, serão feitas obras em cinco corredores de alta demanda.
São eles o corredor Imirim (trecho entre a Av. Deputado Emílio Carlos e Alameda Afonso Schimidt), na zona Norte; Amador Bueno da Veiga (trecho entre a Praça Micaela Vieira e Rua Embira, na zona Leste; Itapecerica (trecho entre o Terminal João Dias e o Terminal Capelinha) na zona Sul; Santo Amaro/João Dias, na zona sul; e Interlagos, também na zona sul. Após concluída a etapa de projetos, as obras serão licitadas.
De acordo com a Prefeitura, no total, R$ 312,5 milhões serão destinados para os projetos, serviços ambientais e obras. O objetivo é facilitar o trajeto dos ônibus. Assim, as obras incluem com reforço na pavimentação, nova rede semafórica inteligente, iluminação e sinalização novas e reforma das paradas de ônibus.
“Todas as melhorias previstas visam o aumento da velocidade média dos ônibus, a redução dos custos operacionais”, informou a Prefeitura, em nota. “Além de proporcionar mais segurança e conforto aos passageiros”, acrescentou.
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários