Mobilidade para quê?

Aplicativos de mobilidade urbana para quem dirige, pega carona ou usa transporte coletivo

Com a desaceleração da pandemia do Coronavírus e o retorno gradual às atividades fora de casa, apps ajudam a otimizar os deslocamentos

2 minutos, 20 segundos de leitura

15/11/2021

Por: Redação Mobilidade

aplicativos de mobilidade urbana
Caso você ainda não tenha utilizado um dos aplicativos de mobilidade urbana, este é um ótimo momento para explorar. Foto: Getty Images

Nunca estivemos tão conectados como hoje. Quando o assunto é aplicativos de mobilidade urbana, há opções cada vez mais utilizadas por quem se desloca pelos grandes centros urbanos, seja de que maneira for. 

Os atuais apps foram desenvolvidos pensando em diferentes perfis. Desse modo, você poderá utilizá-los em diversos momentos do dia a dia, para otimizar a sua agenda em meio a tantos compromissos. 

Caso você ainda não tenha utilizado um dos aplicativos de mobilidade urbana, este é um ótimo momento para explorar, com a desaceleração da pandemia do Coronavírus e o retorno gradual às atividades fora de casa. Neste post, confira opções para quem pega carona, quem é motorista e quem usa transporte coletivo. 

1. Para pegar ou oferecer carona: BlaBlaCar

Basicamente, estamos falando de uma plataforma criada para promover a carona compartilhada. 

A ferramenta BlaBlaCar ajuda usuários desconhecidos a utilizarem o mesmo automóvel para realizarem trajetos parecidos, ou o mesmo trajeto. Por exemplo: se você estiver pensando em ir até a praia, ou a um show na cidade, o BlaBlaCar vai encontrar alguém que também esteja descendo para o litoral ou indo ao mesmo evento que você. Assim, todos saem ganhando.

Disponível para Android e iOS, o app permite que o usuário apenas peça uma carona ou também ofereça a sua própria viagem para outras pessoas.

2. Para quem dirige: Waze

Outro aplicativo de mobilidade urbana famoso é o Waze. Hoje em dia, essa é uma das ferramentas mais utilizadas pelos motoristas no Brasil. E entender o motivo é simples: o app tem como objetivo identificar as melhores rotas, com foco em informações exclusivas de tráfego. 

O programa também considera possíveis acidentes ou demais problemas presentes nas vias. Em resumo, ele ajuda os indivíduos a se manterem atentos e fugirem dos caminhos complicados. 

Fora isso, o Waze mostra a velocidade média em situações de engarrafamento, faz sugestão de rotas alternativas e até informa o motorista sobre a presença de radares. 

3. Para quem usa transporte público: Moovit

O Moovit é um aplicativo de mobilidade urbana que auxilia os usuários do transporte público Nele, é possível conferir os horários e trajetos detalhados dos ônibus, bem como trens, metrôs e até barcas. Todos os dados são atualizados em tempo real, o que facilita consideravelmente a rotina do usuário. 

Vale destacar, que o Moovit também exibe rotas para quem deseja realizar uma rota a pé. Esse serviço está disponível para a maioria das cidades brasileiras, incluindo capitais e regiões afastadas. 

E aí, qual o seu aplicativo de mobilidade urbana preferido? Já testou algum desses? Comente abaixo qual foi a sua experiência com a ferramenta!

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários

Você precisa estar logado para comentar.
Faça o login