A Linha 20-Rosa é um dos projetos de expansão do Metrô de São Paulo. O possível futuro ramal já deu os primeiros passos para se tornar realidade, por exemplo, recebendo licença ambiental da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), em setembro de 2024.
De acordo com a Secretaria de Parceria de Investimentos (SPI) do Governo de São Paulo, “a Linha 20-Rosa fará a ligação entre a região da Lapa e Santo André, incluindo 30 km de extensão e 24 estações”. Ao mesmo tempo, esse ramal também passaria pelo município de São Bernardo do Campo.
Saiba mais: Linha 22-Marrom, o que se sabe sobre o futuro ramal do Metrô que deve chegar a Cotia?
A Linha 20-Rosa deve ser construída em duas fases. Em primeiro lugar, o trecho entre Santa Marina e Saúde, ambos bairros de São Paulo, deve sair do papel, até 2030. Em seguida, o ramal deve avançar rumo à Santo André, com data de conclusão para 2040.
De acordo com o Governo Estadual, o primeiro trecho deve transportar 746.7 mil passageiros ao dia. Por fim, quando completa, a linha deve atender 1.29 milhão de pessoas diariamente. Com esse novo ramal, os moradores do ABC paulista terão mais facilidade para acessar o centro de São Paulo, onde se concentram grande parte dos empregos.
O futuro ramal, caso se concretize de acordo com os planos, deve ter ligação com a nove linhas. São elas: 1-Azul, 2-Verde, 4-Amarela e 5-Lilás, do metrô, 7-Rubi e 10-Turquesa, da CPTM, e as futuras 6-Laranja, 19-Celeste e 22-Marrom.
A Cetesb concedeu Licença Ambiental Prévia para o projeto em 26 de setembro deste ano. Em seguida, a linha deve passar por um leilão para definir qual empresa irá realizar sua construção. O evento deve acontecer somente em 2026.
Por fim, as obras devem se estender por oito anos. No entanto, como é o caso em diversos projetos de trem e metrô, o prazo pode ser alargado e a população pode esperar mais para ver o ramal completo.