Caminhar pelas ruas de Recife é um passeio agradável, mas cruzá-las usando metrô é muitas vezes necessário para chegar ao destino mais rápido. Principalmente para a população de quase 1,6 milhões da cidade. Vamos embarcar nas curiosidades sobre o metrô de Recife, o Metrorec?
A circulação dos primeiros trens com passageiros começou em 1985. As obras de construção foram iniciadas alguns anos antes, em 1983.
O Metrorec passa por 37 estações e transporta cerca 400 mil passageiros por dia útil na região metropolitana do Recife. Esse é o terceiro maior número do Brasil, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro respectivamente.
Operado pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), o metrô de Recife atende a Região Metropolitana, que é a maior aglomeração urbana do Nordeste brasileiro e a quinta maior do País. Além da capital pernambucana, inclui mais 14 cidades do Grande Recife, totalizando 3,7 milhões de habitantes.
Com 71 quilômetros de extensão, o metrô de Recife possui três linhas: Linha Centro (com 19 estações), Linha Sul (com 10 estações) e Linha Diesel (composto por 9 estações). A maior concentração de passageiros fica na Linha Centro, com 275 mil pessoas que passam pelas suas estações todos os dias.
Quem olha o mapa do metrô de Recife se depara com uma bifurcação na Linha Centro. São os dois destinos diferentes para onde se encaminham os trens que partem da Estação Recife e passam pela mesma linha e estações. Quem está esperando o transporte em uma delas precisa ficar atento para pegar o certo: Centro 1 – Camaragibe ou Centro 2 – Jaboatão. Esse compartilhamento é resultado do traçado da antiga ferrovia onde o metrô foi construído.
Devido à significativa taxa de analfabetismo na região, as estações do metrô de Recife são identificadas de diferentes formas além da escrita. Enquanto os alto-falantes dentro dos trens anunciam as paradas, no mapa do sistema, cada uma delas é identificada por desenhos diferentes. O passageiro também sabe em qual estação está pelas cores características das paredes e plataformas.
A expansão da rede foi feita entre 2005 e 2009, fazendo com que o sistema chegasse a 39,5 quilômetros. Depois, foram adicionados 31,5 quilômetros da Linha Diesel, totalizando os já mencionados 71 quilômetros de extensão.
Os trens do metrô de Recife circulam a uma velocidade média de 40 Km/h, podendo chegar a 80 km/h, exceto na Linha Diesel, em que a distância média entre as estações é de 4Km e os trens circulam a 31,5 km/h.
Ao contrário dos trens e metrôs, os veículos leves sobre trilhos (VLTs) são composições mais leves, geralmente menores e com capacidade para transportar menos passageiros, além de circularem a nível da terra. A substituição de trens tradicionais pelos VLTs no metrô de Recife aconteceu em 2013, sendo a última grande expansão/modernização do sistema até agora.