Iphan autoriza retomada de resgate arqueológico na futura Estação 14-Bis | Mobilidade Estadão |

Buscando sugestões para:


Publicidade

Iphan autoriza retomada de resgate arqueológico na futura Estação 14-Bis

Por: Redação Mobilidade . 10/07/2023
Mobilidade para quê?

Iphan autoriza retomada de resgate arqueológico na futura Estação 14-Bis

Itens localizados são remanescentes do antigo Quilombo Saracura

1 minuto, 56 segundos de leitura

10/07/2023

Por: Redação Mobilidade

Obras da futura Estação Brasilândia, que atenderá a um dos bairros mais populosos de São Paulo. Foto: Daniel Teixeira/Estadão
Antigo quilombo é um dos mais antigos da cidade de São Paulo. Foto: Divulgação

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) autorizou, na última sexta-feira, 7, a retomada do salvamento arqueológico do sítio Saracura Vai-Vai. Localizado na futura Estação 14-Bis, na região do Bexiga, o trecho faz parte das obras da nova Linha 6-Laranja de metrô.

Em abril de 2022, identificaram vestígios de um sítio arqueológico a cerca de 3 metros de profundidade na estação. Desde então, iniciaram um projeto de resgate arqueológico para investigar esses objetos.

Até o momento, mais de 4.000 itens foram localizados e catalogados, entre louças, cerâmicas, metais e peças de vestuário. Os objetos fazem parte do antigo Quilombo Saracura, um dos maiores de São Paulo, localizado no Bexiga.

“Todos os canteiros de obras da Linha 6-Laranja possuem atividade de averiguação arqueológica, que são envolvidas sempre que se inicia a etapa de escavação por determinação da Licença Ambiental.”, explica Jaime Juraszek, CEO da Linha Uni.

A empresa é a responsável pela construção da obra da nova linha. O serviço de resgate arqueológico e recuperação dos objetos está sob responsabilidade da A Lasca. A empresa especializada em serviços de arqueologia para licenciamento ambiental também realiza o acompanhamento da movimentação de solo. Ao mesmo tempo, também averigua o sedimento e as camadas de solo mais profundas na procura de vestígios arqueológicos.

De acordo com o Iphan, já foram realizadas dez visitas ao canteiro de obras da Estação 14-Bis e à área de escavação do sítio. Além disso, desenvolveram pesquisas históricas sobre o contexto desta localidade.

Resgate arqueológico em outros sítios

Entre 2021 e 2023, ao todo, foram identificados nove sítios arqueológicos históricos, sendo sendo já resgatados. Desde o início das obras, outros 11 entraram para a lista: Miguel Conejo (Estação Freguesia do Ó), Água Branca (Estação Água Branca), Santa Marina I (Estação Água Branca), Santa Marina II (Estação Santa Marina), Pompeia (Estação SESC-Pompeia), São Joaquim I (Estação São Joaquim), Falha Taxaquara (VSE Tietê), Sara de Souza (VSE Sara de Souza), Saracura Vai-Vai (Estação 14 Bis), Vila Cardoso (Estação Vila Cardoso) e Lavapés (VSE Felício dos Santos), este último no bairro da Liberdade.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login