A expansão da Linha 4-Amarela do metrô de São Paulo recebeu Licença Ambiental Prévia. Em seguida, o governo do Estado deve solicitar a Licença Ambiental de Instalação para a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), o que permitirá a construção da linha. De acordo com o governo, o plano é iniciar os trabalhos do ramal ainda este ano.
Saiba mais Quais são os passos necessários para criar uma nova linha de metrô?
A Linha 4-Amarela deve ganhar mais duas estações com a sua expansão. Os pontos de parada em Chácara do Jockey e Taboão da Serra adicionarão 3,3 km de trilhos e, de acordo com as previsões do governo, vão beneficiar 100 mil novos passageiros todos os dias.
Atualmente, a linha possui 11 estações e 12,8 km, ligando a Luz, no centro da capital paulista, à Estação Vila Sônia, na zona oeste de São Paulo. Em outubro de 2024, o ramal transportou 699 mil passageiros, segundo dados fornecidos pela concessionária que o opera.
As obras de expansão devem ser feitas pela ViaQuatro, empresa que administra a linha. Na previsão atual, os dois novos pontos de parada serão entregues em 2028.
A Estação em Taboão da Serra (SP), se realmente for inaugurada em 2028, será a primeira do metrô fora de São Paulo. O ponto de parada atenderá o município de 280 mil habitantes à sudoeste da capital, fornecendo uma alternativa de transporte ao carro e os ônibus.
Além da Linha 4-Amarela, a expansão Linha 2-Verde também prevê estações fora de São Paulo. No entanto, as estações Estações Ponte Grande e Dutra, ambas em Guarulhos, ainda estão em planejamento e não devem funcionar antes de 2030.
Saiba mais: Expansão de metrô e trem em SP: confira obras e linhas que terão ampliação
Novas linhas de metrô que irão para fora de São Paulo também estão em planejamento. Recentemente, a Linha 20-Rosa do Metrô, que chegará a Santo André, também recebeu Licença Ambiental Prévia. Ao mesmo tempo, o projeto da Linha 19-Celeste prevê levar o metrô para Guarulhos e a Linha 22-Marrom deve chegar até Cotia.