Expansão da Linha 5-Lilás, qual percurso o metrô irá fazer?

Expansão da linha atende bairro que pede por estação de metrô há anos, confira qual é a localidade. Foto: Divulgação/Metrô

Há 5 dias - Tempo de leitura: 1 minuto, 45 segundos

A Linha 5-Lilás, do metrô de São Paulo, deve ganhar duas novas estações até 2028. De acordo com o governador Tarcísio Freitas (Republicanos), as obras de expansão do ramal devem começar no primeiro semestre de 2025 e levar o metrô para novos bairros na zona sul da capital paulista.

Expansão da Linha 5-Lilás do metrô de São Paulo

A Linha 5-Lilás deve ganhar mais duas estações com sua expansão. Os novos pontos de embarque serão nos bairros Comendador Sant’Anna e Jardim Ângela, na zona sul de São Paulo. Ao todo, 4,3 km de trilhos devem ser adicionados ao ramal e 150 mil usuários serão atendidos todos os dias nas novas estações. Em Jardim Ângela, a previsão é de que a estação seja integrada com um terminal de ônibus que já existe no bairro.

Por fim, vale ressaltar que a Linha 5-Lilás possui 20,1 km de extensão e 17 estações. Atualmente, o ramal percorre o trajeto entre Chácara Klabin, no centro sul da capital, até Capão Redondo, na zona sul. Em novembro de 2024, transportou cerca de 599 mil passageiros, de acordo com dados fornecidos pela ViaMobilidade.

Leia também: 5G no metrô de São Paulo? Linha 5-Lilás deve ganhar sinal de internet

Expansão do metrô

Além da Linha 5-Lilás, a 4-Amarela do Metrô também está em processo de expansão. Neste caso, o projeto está mais avançado e já possui Licença Ambiental Prévia. As obras devem adicionar 3,3 km de trilhos e expandir o ramal para o município de Taboão da Serra, criando a primeira estação de metrô fora da cidade de São Paulo.

Saiba mais: Expansão da Linha 4-Amarela do metrô de São Paulo avança para nova etapa

O metrô também deve chegar a Guarulhos em breve. A Linha 2-Verde está em expansão e deve criar as Estações Ponte Grande e Dutra, em Guarulhos. No entanto, estes pontos de parada não devem ficar prontos antes de 2030.