A Honda apresentou a nova Forza 350 para o mercado europeu. A scooter, evolução do modelo de 300 cc, que já era vendido no velho continente, também deve vir ao Brasil em breve.
No Salão Duas Rodas 2019, a Honda mostrou a Forza 300, para testar a reação do público. A scooter teve boa recepção e, já neste ano, a marca confirmou que o modelo estava nos planos para o país. Mas, então, veio a pandemia.
Além da covid-19, a subsidiária brasileira foi pega de surpresa com o lançamento da versão de 350 cc da Forza, em julho, na Tailândia – origem comum de muitas motos vendidas no Brasil. Segundo fontes ligadas à Honda Brasil, não estava claro se a Forza seria a “nova” de 350 ou a mostrada no Salão, com 300 cc.
Com o lançamento da scooter Forza 350 na Europa desfez-se o mistério. A Forza 350 veio substituir o antigo modelo, com um motor de maior capacidade cúbica e outras mudanças. Ou seja, a nova scooter Honda no Brasil será a Forza 350.
A nova Forza 350 chega para brigar com a Yamaha XMax 250, no segmento de scooter de média capacidade cúbica, porém mais equipados. A XMax 250 e a Forza 350 têm até controle de tração.
A principal alteração na Forza 350 foi o aumento da capacidade cúbica do motor em 50 cc (passando de 279 cm³ para 330 cm³), para atender às novas regras de emissão de poluentes Euro 5, que entram em vigor em 2021. Claro que a mudança também melhorou o desempenho da scooter.
O motor de um cilindro agora produz 28 cv de potência máxima a 7.000 rpm e 2,8 kgf.m a 5.750 giros. Os números melhoraram a aceleração e a velocidade máxima da scooter, que agora chega a 137 km/h, segundo a Honda. O câmbio é do tipo CVT, automático.
A Forza 350 também sofreu atualizações estéticas, que deixaram-no com um visual mais refinado e também melhoraram a aerodinâmica. O para-brisa com ajuste elétrico também ficou 40 mm mais alto. O objetivo é oferecer mais conforto para rodar na estrada.
Outra novidade bem-vinda é que, finalmente, a Honda adotou uma entrada USB para carregar o smartphone , ao invés de uma tomada 12V. Consequentemente, não será mais preciso usar um adaptador.
Outra praticidade oferecida pelo Forza 350 é o amplo espaço sob o assento, onde cabem dois capacetes fechados (integrais). A scooter também conta com chave de presença (Smart Key), além de faróis, piscas e lanterna em LEDs.
Na parte eletrônica, destaque para o sistema de freios ABS, nas duas rodas, e o controle de tração. Por falar em rodar, o Forza 350 usa aro 15, na dianteira, e aro 14, na traseira. O conjunto de suspensões usa garfo telescópico, na frente, e bichoque, atrás.
O Forza 350 ainda não tem data certa para chegar ao Brasil, mas não deve demorar muito. O plano era lançá-lo até o final deste ano, mas com a pandemia, o lançamento para o mercado brasileiro deve ficar para 2021.
O preço deve superar os R$ 25 mil, em função do valor cobrado pelo principal concorrente, a XMax 250 da Yamaha, vendida atualmente por R$ 25.432, no estado de São Paulo.