Dentre os projetos de expansão do Metrô de São Paulo, as Linhas 21-Grafite e 23-Limão são algumas das menos comentadas. A Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), em suas metas de expansão da rede ferroviária, não cita esses dois planos, atendo-se apenas as Linhas 16-Violeta, 19-Celeste, 20-Rosa e 22-Marrom.
No entanto, os ramais já possuem certo nível de planejamento, contando com possíveis traçados e até mesmo com identidade visual detalhada em um documento recente do Metrô. Por isso, o Mobilidade Estadão criou um guia com as informações disponíveis sobre as duas linhas.
Continue a leitura se quiser saber mais sobre o assunto e descobrir quais regiões da capital paulista podem receber transporte sobre trilho, caso as linhas se tornem realidade.
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O projeto da Linha 21-Grafite prevê a ligação entre Pari, bairro no Centro de São Paulo, e a Avenida Nordestina, na Zona Leste da capital. O ramal, caso se torne realidade, deve seguir por baixo da Avenida Celso Garcia.
O trajeto, que tem cerca de 23 km, ainda não tem todas as estações divulgadas pelo Metrô. No entanto, as conexões devem acontecer nas linhas 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade, de trens, além da Linha 2-Verde do metrô.
Ainda não há previsão para quando o projeto se tornará realidade. Na verdade, o ramal ainda está nas fases iniciais e pode ter mudanças em seu trajeto. Novas pesquisas, que indiquem demanda em outras áreas, podem mudar o percurso.
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A Linha 23-Limão, por outro lado, teria cerca de 16 km e atenderia a Zona Norte de São Paulo, em uma área que conta com poucas opções de metrô. Ao mesmo tempo, o ramal também faz parte de um projeto ainda mais ambicioso: criar um anel metroferroviário em São Paulo.
A Linha 23-Limão, caso se torne realidade em seu planejamento atual, fará o seu trajeto de forma parecida com um arco, ligando a futura Estação Dutra, em Guarulhos, até a Lapa, na Zona Norte. Ao se conectar com a Linha 2-Verde do Metrô, na Estação Dutra, e com a Linha 20-Rosa, na Lapa, o conjunto das linhas formaria um círculo, completado na parte de baixo pela Linha 5-Lilás.
As linhas de metrô em forma de círculo, ou anel, já são realidade em outros sistemas ao redor do mundo. Em Moscou, por exemplo, existem três linhas circulares. Os ramais permitem que os usuários se conectem com diversas linhas e alcance com mais rapidez várias áreas da cidade.
Por fim, assim como no caso da Linha 21-Grafite, ainda não há previsão para os próximos passos da Linha 23-Limão. O número exato de estações também está por definir, e os planos podem mudar nos próximos anos.